Crítica | Conserto para Dois tem brilho de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em ótima comédia musical

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Houve um tempo, e não faz muito tempo, no qual espetáculos costumavam ter um bom texto com começo, meio e fim, que a gente entendia toda a história e que contava com excelentes atuações, com artistas talentosos e entregues aos seus personagens em cima do tablado. Este é o caso de Conserto para Dois, comédia musical que traz Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em grandes performances para o excelente texto original de Anna Toledo, dramaturga que vem se tornando nome fundamental do teatro contemporâneo, sob direção do próprio ator.
A dupla em cena se divide em múltiplos personagens, que logo ganham a empatia do público – é fantástica a solução criativa de colocar bonecos sintonizados ao corpo dos atores e fazendo o coro, logo no começo do espetáculo.
Diante do carisma de Raia e Mello, é impossível não mergulhar por completo na história de um escritor Ângelo Rinaldi que precisa resolver as contas do passado com a grande estrela do cinema Luna de Palma, tudo isso a bordo de um navio luxuoso.
A direção de Homem de Mello é inventiva e segura do que propõe, abusando da capacidade dos dois atores em criar personagens diferentes, engraçados e verossímeis.

Tudo isso orquestrando com maestria o cenário potente e funcional de Natália Lana, que se conjuga com os figurinos exuberantes de Bruno Oliveira e o visagismo certeiro de Dicko Lorenzo. Os atores trocam de roupa e perucas e viram novos personagens com a mesma agilidade da histórica montagem de O Mistério de Irma Vap, com Marco Nanini e Ney Latorraca.
Para quem diz que é difícil haver bons musicais paridos por completo em terras brasileiras, este espetáculo desmente tal teoria e evidencia que há grandes talentos nacionais que merecem respeito e aplausos.

As músicas e letras de Thiago Gimenes, Tonny Lucchesi — também diretor musical — e Anna Toledo são formidáveis. E também é preciso aqui ressaltar o trabalho coreográfico de Katia Barros, que preenche com vida o enorme palco, mesmo tendo apenas dois atores em cena. Aliás, Raia e Jarbas são duas locomotivas cênicas. A única ressalva deste crítico, deixada aqui como sugestão de reflexão à equipe, seria uma leve edição no texto e no tempo de duração do espetáculo, já que o veloz mundo contemporâneo impõe ao teatro maior poder de síntese. Menos é mais.
O grande mérito de Conserto para Dois é confiar no que o teatro tem de melhor: o jogo real e entregue entre atores que sabem muito bem o que estão fazendo em cima do palco. Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello são artistas com muito chão de palco nas costas e que todavia conseguem divertem em cena como duas crianças. Assim, quem embarca por completo neste navio de graça é o público, que gargalha com satisfação de cena em cena e aplaude ao fim com a certeza de ter visto um excelente espetáculo.
CONSERTO PARA DOIS
com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello
Avaliação: Ótimo ✪✪✪✪✪
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Quando: Sexta e sábado, 21h, domingo, 19. 120 min.
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823, Jardins, São Paulo. Metrô Oscar Freire.
Retire seu ingresso!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.