Festival de Curitiba: Denise Stoklos mergulha em Clarice Lispector ao som de Elis Regina

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foi o diretor Fauzi Arap (1938-2013) quem, certa vez, convidou Denise Stoklos a fazer uma peça baseada na obra de Clarice Lispector. Na época, a atriz paranaense de Irati disse não. Quase dez anos após a morte do mestre, ela lhe dá razão ao levar ao 30º Festival de Curitiba, que acontece de 29 de março a 10 de abril, a peça Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos. As apresentações serão nos dias 8 e 9 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês, Curitiba).
A obra feita sob o conceito do teatro essencial ainda traz na trilha músicas interpretadas por ninguém menos que Elis Regina, que “pontuam de tempos em tempo o percurso que vai da negação à constituição do sujeito”, no qual “corpo, voz e emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível”. Elias Andreato assina a direção, enquanto que Wellington Andrade fez o dramaturgismo e Aline Santini a iluminação.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.