Morre Françoise Forton aos 64 anos, a mais elegante atriz da TV

Françoise Forton morre aos 64 anos vítima do câncer - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2022
Françoise Forton morre aos 64 anos vítima do câncer – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2022

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morreu Françoise Forton, grande atriz da dramaturgia nacional, aos 64 anos, vítima do câncer, na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde havia sido internada.

A artista carioca atuou em mais de 40 trabalhos na TV, veículo no qual se consagrou como a mais elegantes das atrizes. O último deles foi a novela Amor sem Igual, na Record, em 2019.

Mas seu trabalho ficou conhecido realmente do grande público nas dezenas de novelas que fez na Globo, com destaque para Estúpido Cupido, trama que a alçou ao estrelato em 1976 como uma bela miss.

Nas décadas de 1980, 1990 e 2000, seu nome era um dos mais requisitados pelos autores da Globo para interpretar coadjuvantes marcantes e elegantes nos folhetins, entre eles tramas que marcaram época como Tieta, Meu Bem Meu Mal, Quatro por Quatro, Por Amor e O Clone.

Françoise Forton, no começo da carreira – Foto: Divulgação

Nos palcos, a presença da atriz também sempre foi de delicadeza ímpar. Sua última peça foi Sylvia, no Teatro Faap, também em 2019, quando atuou ao lado de Simone Zucato, Cassio Scapin e Rodrigo Fagundes.

Em 2016, protagonizou o musical Estúpido Cupido, que levou o nome da novela que lhe lançou ao estrelato nacional. Em 2014, fez outro sucesso nos palcos, Jazz do Coração, obra baseada na obra da poeta Ana Cristina Cesar.

Como uma adolescente: Françoise Forton no musical – Foto: Ricardo Brajterman/Divulgação – Blog do Arcanjo 2016

Atriz de fino trato com a imprensa e os colegas, Françoise era casada com o produtor teatral Eduardo Barata e deixa o filho Guilherme Forton Viotti, fruto de seu primeiro casamento.

Em 2015, participou com sucesso da Dança dos Famosos no Domingão do Faustão. O trabalho da atriz pode ser visto atualmente na reprise de O Clone, na Globo.

Filha de um francês e uma brasileira, Françoise Forton era uma das mais elegantes atrizes da televisão brasileira e deixa legado incomensurável para a dramaturgia nacional.

As atrizes Françoise Forton e Aline Peixoto encenam obra de Ana Cristina Cesar no Rio na peça Jazz do Coração – Foto: André Muzzel/AG. Cristina Granato Divulgação – Blog do Arcanjo 2014

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP