Walcyr Carrasco fala sobre Verdades Secretas II: ‘Público será surpreendido’ | Entrevista

Walcyr Carrasco adianta detalhes de Verdades Secretas II, primeira novela original para o Globoplay

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Os dez primeiros capítulos de Verdades Secretas II chegam ao Globoplay nesta quarta, 20 de outubro. Trata-se da primeira novela escrita com exclusividade para o streaming da Globo. Nesta entrevista, seu autor, Walcyr Carrasco, fala sobre a continuação do projeto que lhe rendeu um Emmy.

Com mais de 60 livros publicados, o jornalista, autor e dramaturgo assinou peças de sucesso como Batom (1995) e Êxtase (1997), pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor autor. Em 2008, Walcyr ingressou na Academia Paulista de Letras e, em 2010, ganhou o prêmio da União Brasileira dos Escritores pela tradução e adaptação de A Megera Domada, de Shakespeare.

Para a TV, Walcyr começou a escrever no final da década de 1980, ainda enquanto trabalhava como jornalista na revista Contigo!, quando fez a novela Cortina de Vidro, no SBT, mas teve seu primeiro grande sucesso em Xica da Silva, na extinta TV Manchete, em 1997. Depois, retornou ao SBT, onde escreveu Fascinação em 1998.

A primeira novela na Globo foi O Cravo e a Rosa (2000), dirigida por Walter Avancini, com quem repetiu a parceria em A Padroeira (2001). As novelas Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), e Êta Mundo Bom! (2016), dirigidas por Jorge Fernando, consagraram o autor no horário das 18h.

A estreia na faixa das 19h foi com a comédia romântica Sete Pecados (2007). Depois, escreveu Caras & Bocas (2009) e Morde e Assopra (2011). A primeira novela das 21h foi Amor à Vida (2013), grande sucesso de crítica e público. Para a faixa das onze, Walcyr escreveu Gabriela (2012), baseada na obra de Jorge Amado, e Verdades Secretas (2015), que conquistou o Emmy Internacional, além do Troféu APCA e do Prêmio Extra de Televisão como Melhor Novela.

Além disso, recebeu o Prêmio Jabuti, em 2017, pela tradução e adaptação de Romeu e Julieta. Voltou ao horário das nove com O Outro Lado do Paraíso (2018) e A Dona do Pedaço (2019). Agora, retoma a parceria com a diretora Amora Mautner em Verdades Secretas II, continuação da premiada novela de 2015 atualmente no ar na TV Globo. O Blog do Arcanjo conversou com o autor sobre este momento. Leia com toda a calma do mundo.

Blog do Arcanjo – O que o motivou a escrever Verdades Secretas II e como foi o processo de reencontro com a trama tanto tempo depois?
Walcyr Carrasco – O extraordinário sucesso de Verdades Secretas e o desejo do público de assistir à continuação da história foi o que mais me motivou para escrever esta nova temporada. Acredito que o processo de realizar esse trabalho seria um desafio grande a qualquer momento, pois é preciso conseguir manter a trama viva e surpreendente.

Blog do Arcanjo – Quais foram os critérios para decidir os personagens que estariam nessa sequência?
Walcyr Carrasco – Os critérios foram determinados pela dramaturgia. Ou seja, com quem a história continuaria, quais personagens tinham histórias que possibilitavam sequência. Cada temporada tem uma história diferente, mas juntas elas se entrelaçam.

Walcyr Carrasco - Foto: Victor Pollak/Globo/Divulgação - Blog do Arcanjo
Walcyr Carrasco, autor de Verdades Secretas II – Foto: Victor Pollak/Globo/Divulgação – Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo – Quase todos os personagens vivem de forma politicamente incorreta e têm uma moral própria. Por isso, acabam seguindo caminhos tortuosos. Existe algo maior que os move para que escondam sua ‘verdade secreta’?
Walcyr Carrasco – A vida é que move a todos, porque todo mundo tem sua verdade secreta, mesmo que escondida no fundo do coração.

Blog do Arcanjo – Para além do book rosa, é possível ver que as cenas de sexo entre os personagens estão sendo retratadas de diferentes formas nessa nova fase da trama, especialmente na relação entre Angel e Percy. O que poderia falar a respeito?
Walcyr Carrasco – A questão da venda do corpo pode ultrapassar os limites do que é psicológica e fisicamente saudável. É o que o mostro nessa relação.

Blog do Arcanjo – Assim como na primeira fase, ‘Verdades Secretas II’ vai abordar o uso de drogas e você tem experiência em tratar desse tema, inclusive em livros. Existe algo novo envolvendo a questão que será mostrado na continuação da trama?
Walcyr Carrasco – Acho importante falar da droga que a pessoa toma sem ter consciência do perigo, como no caso de alguns remédios de emagrecimento, por exemplo. Esse é o principal alerta, além da dependência química.

Blog do Arcanjo – O que o público, que está na maior expectativa por Verdades Secretas II, pode esperar da obra?
Walcyr Carrasco – O público será surpreendido por novos aspectos da misteriosa Angel e novas histórias envolvendo a agência, com os lançamentos de jovens atores.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg



Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *