Festival de Cinema de Gramado abre 49ª edição unindo telonas e telinhas

Kikitos do 49º Festival de Cinema de Gramado - Foto: Diego Vara/AG. Pressphoto/Divulgação - Blog do Arcanjo
Kikitos do 49º Festival de Cinema de Gramado – Foto: Diego Vara/AG. Pressphoto/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O mais celebrado festival do cinema brasileiro e latino-americano está literalmente no ar, em versão híbrida que mistura telonas e telinhas. O Museu do Festival de Cinema de Gramado abrigou nesta sexta (13) a cerimônia de abertura da 49ª edição do evento. Em uma manhã de sol com friozinho tradicional da cidade serrana, o jornalista Roger Lerina iniciou os programas diários pelo site, Facebook e YouTube do evento que acontecem até o dia 20 de agosto.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou a importância do Festival para a divulgação da turística cidade na Serra Gaúcha. “O Festival de Cinema é o evento público mais antigo de Gramado, o que início exatamente a propagação do nome da cidade e da marca ‘Gramado’ para o Brasil e o mundo. Hoje dá pra dizer que o Festival de Cinema é um dos ícones não só da cultura cinematográfica que aqui se apresenta a partir de hoje, ele é um dos princiapis eventos que divulgou nossa cidade e continua sendo”, lembrou.

Ao abrir a edição de número 49, a secretária de turismo Rosa Helena Volk já antecipou a edição histórica de 2022 quando o evento chega a 50 anos: “Ano que vem vamos comemorar 50 anos do Festival de Cinema de Gramado e essa comemoração itinerante que vamos fazer no estado do Rio Grande do Sul, pelo Brasil e exterior já começa no mês que vem. Então o festival começa hoje com toda importância que ele tem, esse palco de resistência para o cinema e o audiovisual brasileiro e latino americano e temos muita coisa em mente preparadas pra ele”.

Gramado 13/08/2021. 49º Festival de Cinema de Gramado - abertura - Prefeito Gramado Nestor Tissot, Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e presidente Gramadotur, curador Marcos Santuario e diretor Iecine Zeca Brito. foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto - Blog do Arcanjo
Gramado 13/08/2021. 49º Festival de Cinema de Gramado – abertura – Prefeito Gramado Nestor Tissot, Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e presidente Gramadotur, curador Marcos Santuario e diretor Iecine Zeca Brito. foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto – Divulgação – Blog do Arcanjo

Produções gaúchas em destaque

Zeca Brito, diretor do IECINE, paricipou da abertura e relembrou a importância de celebrar os profissionais da mostra gaúcha de longas que agora passa a receber o prêmio SEDAC/IECINE, uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com a prefeitura de Gramado e a Gramadotur.

“Há muitos anos os longas gaúchos fazem parte da programação e a gente vê a mostra gaúcha de curtas muito sólida, muito forte. De uns anos pra cá a produção de longas se consolidou a ponto de ter uma produção expressiva anual e de justificar uma mostra que já existe há alguns anos e esse ano vem com premiações. Então a gente achou que era o momento de celebrar a cadeia produtiva como um todo, então são 14 categorias técnicas celebrando esses profissionais que num ano muito difícil pro cinema brasileiro conseguiram manter uma produção viva”, destacou.

Além das categorias técnicas, o Prêmio Sedac/Iecine também será concedido a artistas e realizadores pelo mérito de suas trajetórias no audiovisual do RS. Trata-se do Prêmio Leonardo Machado, que ira entregar a quantia de R$ 15 mil a um ator ou atriz. Outra distinção a ser apontada é o Prêmio Novas Façanhas, que contemplará três realizadores, técnicos ou coletivos por sua contribuição à inovação e ao desenvolvimento da linguagem audiovisual. Cada um dos três premiados nessa categoria receberá R$ 10 mil como estímulo para continuidade de suas ações.

Gramado 13/08/2021. 49º Festival de Cinema de Gramado | Foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto - Divulgação - Blog do Arcanjo
Gramado 13/08/2021. 49º Festival de Cinema de Gramado | Foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto – Divulgação – Blog do Arcanjo

Festival digital em casa para todo o Brasil

O curador Marcos Santuario também participou do programa. Lembrando do alcance de um festival transmitido pela televisão, o jornalista e crítico de cinema reforçou a potência de levar os filmes em competição para a casa dos espectadores. “É um festivla com muito público, mais público do que normalmene a gente tem no Palácio dos Festivais que é um espaço restrito. Na verdade o público se amplia e o Brasil inteiro pode assistir”, celebrou o curador.

Ele também antecipou que a mostra deste ano traz um recorte de gêneros diversos e filmes de diretores e diretoras de grande talento, mas com nomes que ainda não são tão conhecidos da grande mídia.

Na missão de escolher os filmes em competição, Santuario teve ao seu lado a atriz e cantora argentina Soledad Villamil, que integra a curadoria do evento pelo segundo ano consecutivo.

O programa encerrou com uma homenagem aos atores Paulo José e Tarcísio Meira, que faleceram na última semana deixando um longo legado para o cinema e a cultura brasileiras.

Com Comunicação do Festival de Cinema de Gramado.

+ Festival de Cinema de Gramado no Blog do Arcanjo!

ACOMPANHE O PROGRAMA NA ÍNTEGRA:

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *