Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento

Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O dramaturgo Túlio Paniago partiu da ideia que os habitantes do Sudeste costumam ter sobre Mato Grosso para criar a peça Exóticos. O texto inédito — e repleto de ironia — será apresentado pela primeira fez no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento, realizado pela Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo, de 26 a 28 de março, no Espaço Digital dos Satyros.

A sessão de Exóticos acontece no sábado às 18h (17h em Mato Grosso) e os ingressos gratuitos já podem ser retirados. Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, cofundadores do Satyros, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem peças especialmente para o Festival.

Com Exóticos, Túlio Paniago representa Mato Grosso na lista que traz nomes como Fernanda D’umbra, Diego Fortes, Sérgio Roveri, Dione Carlos e Miguel Arcanjo Prado.

Goiano radicado em Cuiabá, Túlio Paniago é jornalista pela UFMT e roteirista pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, além de dramaturgo pela MT Escola de Teatro. Recentemente, escreveu a peça Depois do Fim do Mundo Vem Sempre um Outro Dia, destaque na III Mostra Online da MT Escola de Teatro e que rendeu-lhe o convite para escrever uma dramaturgia inédita para o Festival.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, diz o autor, que fará 30 anos no dia da encenação.

“Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, diz Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro, onde o jovem dramaturgo se formou.

Exóticos, texto de Túlio Paniago, tem direção de Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato. Estão no elenco Fabíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira. A obra ainda conta com cenografia de Débora Cometti e Robson Oliveira, iluminação de Xico Macedo, sonoplastia de Carlos Awire e produção de Gustavo Teixeira.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *