Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento

Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O dramaturgo Túlio Paniago partiu da ideia que os habitantes do Sudeste costumam ter sobre Mato Grosso para criar a peça Exóticos. O texto inédito — e repleto de ironia — será apresentado pela primeira fez no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento, realizado pela Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo, de 26 a 28 de março, no Espaço Digital dos Satyros.

A sessão de Exóticos acontece no sábado às 18h (17h em Mato Grosso) e os ingressos gratuitos já podem ser retirados. Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, cofundadores do Satyros, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem peças especialmente para o Festival.

Com Exóticos, Túlio Paniago representa Mato Grosso na lista que traz nomes como Fernanda D’umbra, Diego Fortes, Sérgio Roveri, Dione Carlos e Miguel Arcanjo Prado.

Goiano radicado em Cuiabá, Túlio Paniago é jornalista pela UFMT e roteirista pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, além de dramaturgo pela MT Escola de Teatro. Recentemente, escreveu a peça Depois do Fim do Mundo Vem Sempre um Outro Dia, destaque na III Mostra Online da MT Escola de Teatro e que rendeu-lhe o convite para escrever uma dramaturgia inédita para o Festival.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, diz o autor, que fará 30 anos no dia da encenação.

“Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, diz Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro, onde o jovem dramaturgo se formou.

Exóticos, texto de Túlio Paniago, tem direção de Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato. Estão no elenco Fabíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira. A obra ainda conta com cenografia de Débora Cometti e Robson Oliveira, iluminação de Xico Macedo, sonoplastia de Carlos Awire e produção de Gustavo Teixeira.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *