Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento

Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Túlio Paniago representa Mato Grosso no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O dramaturgo Túlio Paniago partiu da ideia que os habitantes do Sudeste costumam ter sobre Mato Grosso para criar a peça Exóticos. O texto inédito — e repleto de ironia — será apresentado pela primeira fez no Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento, realizado pela Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo, de 26 a 28 de março, no Espaço Digital dos Satyros.

A sessão de Exóticos acontece no sábado às 18h (17h em Mato Grosso) e os ingressos gratuitos já podem ser retirados. Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, cofundadores do Satyros, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem peças especialmente para o Festival.

Com Exóticos, Túlio Paniago representa Mato Grosso na lista que traz nomes como Fernanda D’umbra, Diego Fortes, Sérgio Roveri, Dione Carlos e Miguel Arcanjo Prado.

Goiano radicado em Cuiabá, Túlio Paniago é jornalista pela UFMT e roteirista pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo, além de dramaturgo pela MT Escola de Teatro. Recentemente, escreveu a peça Depois do Fim do Mundo Vem Sempre um Outro Dia, destaque na III Mostra Online da MT Escola de Teatro e que rendeu-lhe o convite para escrever uma dramaturgia inédita para o Festival.

“Sabendo que seríamos os únicos de Mato Grosso, decidi brincar justamente com essa visão que a maioria do pessoal do Sudeste tem sobre a gente. Essa ideia de que somos parte de uma cultura exótica, de uma excentricidade quase pitoresca, como se fôssemos estrangeiros dentro do próprio país”, diz o autor, que fará 30 anos no dia da encenação.

“Esse convite nos enche de alegria e orgulho! É o reconhecimento do trabalho desses artistas!”, diz Flávio Ferreira, diretor artístico da MT Escola de Teatro, onde o jovem dramaturgo se formou.

Exóticos, texto de Túlio Paniago, tem direção de Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato. Estão no elenco Fabíola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira. A obra ainda conta com cenografia de Débora Cometti e Robson Oliveira, iluminação de Xico Macedo, sonoplastia de Carlos Awire e produção de Gustavo Teixeira.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão