Impacto da pandemia no Carnaval é tema de discussão com especialistas

Bloco Angola Janga no Carnaval de BH, um dos destaques da cultura negra na cidade – Foto: Nereu Jr. – blogdoarcanjo.com

Por Miguel Arcanjo Prado

O Carnaval faz parte da alma do brasileiro. Afinal, além de movimentar a economia, ele multiplica a alegria, conta a nossa história, reafirma origens e renova as energias de todo um povo. Mas, como levar tudo isso adiante em tempo de pandemia? Atrás de respostas, e de boas conversas sobre o universo da folia, o historiador Luiz Antonio Simas recebe especialistas no ciclo de conversas “Que Carnaval é esse?” Os encontros, que acontecem com transmissão pelo YouTube (no canal Que carnaval é esse?), dias 26, 27 e 28 de fevereiro, vão oferecer debate aprofundado sobre os rumos da festa após a experiência do praticamente inexistente Carnaval de 2021. O Blog do Arcanjo adianta a programação.

Que Carnaval É Esse?
O impacto da pandemia no Carnaval brasileiro
Mediação: Luiz Antonio Simas

1 – 26/02, sexta, às 19h 
Dia 1 – Carnaval e brasilidade: festas de rua, identidade e história
Com Sidnei França (carnavalesco da escola de samba Águia de Ouro, campeã paulistana do Carnaval 2020), Luise Campos (jornalista, integrante da TV Paticumbum, estudiosa do Carnaval) e Douglas Germano (músico).

2 – 27/02, sábado, às 16h 
Carnaval brasileiro a partir de dois vetores: cultura e economia criativa
Com Rita Fernandes (presidente da Sebastiana, liga de blocos do Rio de Janeiro), Vinicius Natal (historiador, antropólogo, estudioso do universo da folia, diretor da escola de samba Unidos de Vila Isabel), Lucas Prata Fortes (jornalista, colunista da revista Época) e Cléo Dias  (figurinista, integrante do bloco afro feminino Ilú Obá de Min, de São Paulo).

3 – 28/02, domingo, às 16h 
Carnaval no Brasil, o que será o amanhã?
Com Marcus Faustini (diretor de teatro e cinema, secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro), Alê Yussef (secretário municipal de Cultura de São Paulo, produtor cultural e fundador do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta) e Leandro Vieira (carnavalesco bicampeão com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira).

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *