Monumento às Bandeiras terá projeção antirracista

Por Miguel Arcanjo Prado

Um monumento controverso paulistano, o Monumento às Bandeiras, vai ganhar uma intervenção antirracista nos próximos dias. Vozes Contra o Racismo é o novo projeto da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de São Paulo, entre os dias 24 de julho e 24 de agosto. A ação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo.

Entre as intervenções antirracistas previstas está uma projeção no Monumento às Bandeiras, que acontecerá de 24 a 30 de julho. A obra é realizada pelo artista Denilson Baniwa, com suporte do Coletivo Coletores, e busca subverter o monumento, símbolo da colonização brasileira, imaginando uma outra história para o Brasil. O vídeo começa com uma caravela portuguesa que é naufragada pelas forças da natureza – essas, por sua vez, ocupam o monumento, que também dialoga com a estátua de Pedro Álvarez Cabral, localizada a poucos metros do local.

Com curadoria feita por funcionários negros da SMC, o projeto propõe uma grande ação cultural de sensibilização e combate ao racismo, que conta também com um ciclo de debates no webnário Diálogos Cultura Presente e de uma série de intervenções artísticas, visando valorizar o trabalho de artistas negro(a)s e indígenas.

Integrando o ciclo de debates Diálogos Cultura Presente, dez seminários online discutem o racismo em diversos eixos temáticos: Racismo no Brasil: Uma perspectiva histórica de invisibilidade dos povos Afroindígenas; Racismo Estrutural e Institucional: Reflexões transversais; Culturas Negras: expressões artísticas e lugares de Memória na cidade de São Paulo; Raízes e Sementes: Manifestações Culturais Negras e Resistência; e Artes e Comunicação: Vozes que ecoam. Informações sobre a série de Diálogos serão divulgadas em breve.

Outras projeções com suporte do Coletivo Coletores serão realizadas em espaços de todas as cinco macrorregiões da cidade, incluindo uma ação  em frente ao Theatro Municipal, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Ainda na programação, grafites de artistas como Mauro Neri, Diego Mouro, Grupo OPNI, Luna Bastos e Robinho Santana, além de uma série de lambes e instalações em diversos pontos da cidade.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *