Prêmio Arcanjo de Cultura: Artista Telumi Hellen cria troféu asa-chama

Detalhe do troféu do Prêmio Arcanjo de Cultura, criado pela artista plástica Telumi Hellen – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

O primeiro Prêmio Arcanjo de Cultura, idealizado por Miguel Arcanjo Prado, autor desta coluna, e que será entregue na noite desta quarta (18), no Theatro Municipal de São Paulo, tem outra estreia. A da artista plástica Telumi Hellen, que assina pela primeira vez na carreira um troféu, a convite do diretor artístico da premiação, Ivam Cabral. Ela define o Troféu Arcanjo como uma “asa-chama”, que renasce do fogo tal qual uma Fênix, igual a nossa cultura brasileira nos dias atuais.

“É a primeira vez que gero um troféu e fico muito feliz em concebê-lo. A princípio eu pensei em raiz da chama da transformação. Depois dessa primeira impressão e estudo, o nome Arcanjo me fez pensar em voo. Num segundo momento, transformei em outra maneira de pensar, que foi a árvore da chama da transformação. Onde criamos uma raiz num nível de cinzas, porém Fênix, uma outra planta nascendo no meio das chamas”, revela Telumi sobre o processo criativo.

Telumi Hellen – Foto: Divulgação

“Nas conversas e trocas de impressões com o diretor artístico do Prêmio Arcanjo, Ivam Cabral, chegamos ao voo da chama da transformação. E esse voo seria realmente pensando no momento em que estamos vivendo. Acho de uma importância muito grande neste momento este tipo de homenagem à cultura que o Miguel Arcanjo Prado está criando”, diz.

“Assim, o troféu vem desejando esse lugar dessa transformação contínua e pulsante do ser humano, dando continuidade às artes, criando flexibilidade, aproximação, unificação dos corpos dos seres humanos. É desta maneira que tento mostrar através desta homenagem, deste trofeú, uma asa-chama, uma asa que pulsa e que transforma a cada instante e que eu gostaria muito que isso se preservasse continuamente em todos nós”, finaliza Telumi Hellen.

Prêmio Arcanjo terá diversidade no palco do Municipal

Saiba quem concorre ao 1º Prêmio Arcanjo de Cultura

Siga @miguel.arcanjo

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prêmio Arcanjo de Cultura (@premioarcanjo) em

Please follow and like us: