O Retrato do Bob Especial: Antunes Filho (1929-2019)

Antunes Filho (1929-2019) – Foto: Bob Sousa @bobsousa – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Uma das imagens de Antunes Filho (1929-2019) mais reproduzidas na internet e televisão nos últimos dias foi o retrato do diretor teatral feito pelo fotógrafo Bob Sousa, que faz aqui no Blog do Arcanjo a coluna “O Retrato do Bob” com os nomes expressivos de nossa cultura. A foto que esteve em redes sociais de artistas e nos telejornais da Globo foi feita em 2010, por sugestão de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, na varanda do CPT, o Centro de Pesquisa Teatral que Antunes comandou por mais de três décadas no Sesc Consolação, em São Paulo. Lugar onde formou várias gerações de atores. A icônica imagem abre o livro “Retratos do Teatro”, lançado por Bob Sousa em 2013 no mesmo palco do Teatro Anchieta onde o corpo de Antunes foi velado na última sexta (3). “Fazer um livro com essa ‘gente de teatro’ só poderia ter um início: abrir a publicação com o retrato do Antunes Filho. E foi assim que iniciei minha relação com o mestre. Do primeiro retrato pra cá, realizei grande parte da minha pesquisa fotográfica sobre o teatro sempre sob a benção dele. Porque, como ele nos ensinou, fazer teatro é estar aberto ao outro”, fala Bob, revelando com orgulho que Antunes lhe disse que este era seu retrato preferido. Tanto que, quando o livro saiu, o diretor fez questão de ir ao lançamento. “Ainda bem que temos Bob Sousa como parceiro para divulgar o efervescente teatro brasileiro”, falou na época o encenador. Depois, Bob conta que ele definiu o livro como “um estímulo estético para a gente”, momento eternizado na memória do fotógrafo e na do teatro brasileiro.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp). Semanalmente, retrata com exclusividade para o Blog do Arcanjo no UOL grandes nomes da Cultura e das Artes na coluna O Retrato do Bob. Produção: Daniela Hamazaki.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Please follow and like us:
Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas