O Retrato do Bob Especial: Antunes Filho (1929-2019)

Antunes Filho (1929-2019) – Foto: Bob Sousa @bobsousa – Blog do @miguel.arcanjo – UOL

Uma das imagens de Antunes Filho (1929-2019) mais reproduzidas na internet e televisão nos últimos dias foi o retrato do diretor teatral feito pelo fotógrafo Bob Sousa, que faz aqui no Blog do Arcanjo a coluna “O Retrato do Bob” com os nomes expressivos de nossa cultura. A foto que esteve em redes sociais de artistas e nos telejornais da Globo foi feita em 2010, por sugestão de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, na varanda do CPT, o Centro de Pesquisa Teatral que Antunes comandou por mais de três décadas no Sesc Consolação, em São Paulo. Lugar onde formou várias gerações de atores. A icônica imagem abre o livro “Retratos do Teatro”, lançado por Bob Sousa em 2013 no mesmo palco do Teatro Anchieta onde o corpo de Antunes foi velado na última sexta (3). “Fazer um livro com essa ‘gente de teatro’ só poderia ter um início: abrir a publicação com o retrato do Antunes Filho. E foi assim que iniciei minha relação com o mestre. Do primeiro retrato pra cá, realizei grande parte da minha pesquisa fotográfica sobre o teatro sempre sob a benção dele. Porque, como ele nos ensinou, fazer teatro é estar aberto ao outro”, fala Bob, revelando com orgulho que Antunes lhe disse que este era seu retrato preferido. Tanto que, quando o livro saiu, o diretor fez questão de ir ao lançamento. “Ainda bem que temos Bob Sousa como parceiro para divulgar o efervescente teatro brasileiro”, falou na época o encenador. Depois, Bob conta que ele definiu o livro como “um estímulo estético para a gente”, momento eternizado na memória do fotógrafo e na do teatro brasileiro.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp). Semanalmente, retrata com exclusividade para o Blog do Arcanjo no UOL grandes nomes da Cultura e das Artes na coluna O Retrato do Bob. Produção: Daniela Hamazaki.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Please follow and like us:
Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso