Rapidinhas: História de caipira gay promete emocionar Festival de Curitiba
Lá do interior do mato
Como seria a vida de um homem gay que vivesse no interior do Brasil cem anos atrás? O espetáculo “Aterra”, uma das atrações de destaque na mostra Fringe do Festival de Curitiba, aborda justamente esse delicado tema. O ator Renan Bonito, também responsável pela dramaturgia, protagoniza o monólogo com direção de Adelvane Néia e que marca a estreia da Companhia da Terra, com artistas de Jacarezinho, cidade do interior paranaense. Vai dar o que falar.
Sutileza na abordagem
Segundo Renan Bonito conta à coluna, a cidade de Jacarezinho entre as décadas de 1920 e 1950, serviu de inspiração. “Vamos da infância à vida adulta do personagem. De forma muito sutil e poética, abordamos como a sociedade daquela época lidava com uma outra forma de afetividade que ainda não era entendida nem legitimada”, fala. “O público vai descobrindo aos poucos, nada é dito de forma direta, até porque nessa época não se falava sobre isso”, lembra. Não mesmo.
Serviço
As sessões de “Aterra” serão no Portão Cultural, nos dias 27/03 (quarta-feira), às 12h, e 28/03 (quinta-feira) às 15h. Já no dia 29/03 (sexta-feira), às 15h, para se comunicar com todos, a apresentação contará com interpretação em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Imperdível.
Pense verde
A sustentabilidade cada vez mais se coloca como uma questão crucial para o desenvolvimento e a sobrevivência da humanidade. Ela é o principal tema do Green Nation, evento apadrinhado por Juliana Paes e criado pelo geógrafo e produtor de cinema Marcos Didonet. Ele acontece com entrada gratuita de 25 a 31 de março no Pavilhão da Criatividade no Pavilhão das Culturas Brasileiras, em São Paulo. Fundamental.
A Broadway é aqui
Marisa Orth estreia nesta sexta no Teatro Santander, em São Paulo, a superprodução “Sunset Boulevard”. Ela interpreta a atriz “patética” que na Broadway foi vivida por ninguém menos que Glenn Close. Poderosa.
Cadê o Walcyr?
Walcyr Carrasco foi ausência sentida na coletiva de imprensa de “Aparecida, um Musical”, que estreia nesta sexta (22) no Teatro Bradesco, em São Paulo. Ele precisou voar às pressas para o Rio porque sua nova novela, “A Dona do Pedaço”, vai substituir a problemática “O Sétimo Guardião”. E a Globo não quer que nada dê errado dessa vez. Né?
Guarulhos é logo ali
A região da Grande São Paulo ganhará, no mês de maio, mais um teatro com o padrão do Sesc. No dia 11 de maio abrirá as portas para o público o Sesc Guarulhos, a mais nova unidade no Estado e, dentre as suas instalações, estará um teatro com 349 lugares, com estrutura para receber espetáculos teatrais e shows. Os artistas agradecem.
Ampla estrutura
O novo centro cultural, esportivo e de convivência do Sesc em São Paulo contará com uma área total construída de aproximadamente 34 mil m², localizada no bairro de Jardim Flor do Campo, em Guarulhos. Com expectativa de receber cerca de 4.000 pessoas por dia, o Sesc Guarulhos oferecerá à população diversos equipamentos presentes nas unidades do Sesc no Estado. Que bom.
Drama negro na ZL, mano
Entrelaçando o clássico Medeia de Eurípedes e a escravidão no Brasil, o solo “Medea Mina Jeje” se apresenta no Teatro Flávio Império (De 22 a 24 de março, sexta e sábado, 20h, e domingo, 19h), localizado em Cangaíba, zona leste de São Paulo. A montagem é dirigida por Juliana Monteiro com dramaturgia de Rudinei Borges dos Santos e atuação de Kenan Bernades. A entrada é gratuita. Vai perder?
Jovens para sempre
Retratando a terceira idade de forma bonita, poética e bem-humorada, a comédia musical “Forever Young” completa 3 anos de grande sucesso de público. A montagem fica até 31 de março no Teatro Raul Cortez e já está com nova temporada marcada: no Teatro Folha, com sessões quartas e quintas, às 21h, de 3 de abril até 30 de maio. Anotou?
Senta, que lá vem a história
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que celebram os 30 anos da Cia. de Teatro Os Satyros em 1º de abril, foram entrevistados no fundamental programa “Persona em Foco”, na TV Cultura, apresentado por Atilio Bari e sob roteiro de Analy Alvarez. A emissora ainda não definiu quando vai ao ar. Entre os depoimentos, estiveram falas de Cléo De Páris, Hugo Possolo e Maria Casadevall. Na plateia, estavam ainda os atores Gustavo Ferreira, Robson Catalunha, Julia Bobrow, Henrique Mello, Marcelo Thomaz, Sabrina Denobile e Thiago Mendonça. Os entrevistadores convidados foram o dramaturgo Sergio Roveri e este colunista que vos escreve. Uma honra.
Bah, guri!
O teatro do Sul se mudou de mala e cuia para São Paulo na iniciativa da Mostra Cena Sul, que traz para a capital paulista pérolas da cena atual do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Sesc Belenzinho. O espetáculo “Fábrica de Calcinha”, com direção da gaúcha Marina Mendo, tem sessões desta sexta (22) até domingo (24). Na próxima semana, dias 29, 30 e 31 de março, é a vez de “Ramal 340”, do gaúcho Coletivo Errática. Teatro bom, tchê!
Pequena grande atriz
Com Amanda Acosta, atriz vencedora do Prêmio APCA de melhor atriz por sua performance “Bibi, uma Vida em Musical”, volta ao cartaz neste sábado (23) o musical “Carmen, a Grande Pequena Notável”, com a vida de Carmen Miranda. Com direção de Kleber Montanheiro a peça é uma adaptação do livro de Heloísa Seixas e Julia Romeu. O espetáculo está indicado ao Prêmio São Paulo para crianças e jovens de melhor figurino (Kleber Montanheiro), melhor texto adaptado (Heloisa Seixas e Julia Romeu), melhor direção musical (Ricardo Severo) e melhor atriz (Amanda Acosta). Danada.
Poesia no palco
E por falar em musicais nacionais, estreia neste sábado (23) no CCBB de São Paulo, às 11h, com direção de Duda Maia, “Vamos Comprar um Poeta”. Um musical infantojuvenil que ressalta a importância da cultura dentro e fora de casa, esse espetáculo é a última parte da trilogia de histórias de amor para crianças, composta também pelos premiados musicais “A Gaiola” e “Contos Partidos de Amor”. No elenco estão Letícia Medella, Luan Vieira, Sergio Kauffmann. Ah, Duda Maia é diretora também do premiado musical “Elza”, que se apresenta no Festival de Curitiba nos dias 5 e 6 de abril. Eita.