Gilberto Gil fará show no Ilê Aiyê na noite de escolha da Deusa do Ébano

O cantor Gilberto Gil fará show na Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, quando será escolhida a nova Deusa do Ébano – Foto: Junior Pacheco/Sesc Itaquera/Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil anunciou que fará pocket show no Ilê Aiyê, na ladeira do Curuzu, em Salvador, no próximo dia 16 de fevereiro, um sábado, quando o bloco afro baiano escolherá sua nova Deusa do Ébano.

Segundo o Ilê Aiyê, “a Deusa do Ébano tem a missão de representar o empoderamento, o encanto e a luta da mulher negra perante a sociedade, propagando a cultura afro-baiana e perpetuando sua tradição”.

Chegando à sua 40ª edição, o concurso é um dos mais tradicionais do pré-Carnaval da Bahia e pioneiro na valorização da mulher negra, realizado sempre às vésperas da folia na Noite da Beleza Negra, na sede do bloco.

Como adiantou reportagem de Alexandre Santos no UOL, neste ano Josy Brasil é a primeira cadeirante na história a concorrer ao posto de Deusa do Ébano.

No repertório do show de Gil no Ilê não faltará a música “Ilê Ayê – Que Bloco É Esse?”, composição de Paulinho Camafeu que Gil eternizou em seu emblemático disco dedicado à sonoridade negra, “Refavela”, em 1977.

O álbum foi revisitado recentemente na turnê “Refavela 40”, que foi encerrada em 25 e 26 de janeiro último no Circo Voador, no Rio.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Please follow and like us: