Filme Temporada mostra Brasil para além de estereótipos

Grace Passô e Russo APR em cena do filme Temporada exibido na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Foto: Wilssa Esser – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Temporada conta a história de Juliana (Grace Passô), que se muda de Itaúna para Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para integrar uma equipe de combate à dengue. Enquanto entra e sai de casas da vizinhança à procura de focos do mosquito, ela vive a angústia provocada pelo silêncio do marido, por quem espera, para, juntamente com os novos amigos da equipe de endemias, reconstruir sua vida.

Assista ao trailer:

Neste seu novo filme, André Novais de Oliveira, diretor também de Ela Volta na Quinta (2016), confirma sua vocação para crônica, seu talento para narrar com poesia e beleza as peripécias da vida cotidiana. Durante os 113 minutos do filme sua câmera segue Juliana pelas ruas de um bairro simples como quem quisesse dizer “veja como isto também merece ser retratado”: conteúdo para o cinema de André são as anedotas do povo humilde, ambiente para seus filmes, os locais onde elas se passam.

Uma cena em especial parece querer confirmar estas escolhas estéticas do diretor: Juliana se encontra com Helio (Hélio Ricardo) pensativo à beira de um lago e, depois de se juntar a ele, pergunta: “Isso aqui, é esgoto, não é?” Ao que Hélio convicto responde: “Mas também é paisagem”.

O carismático Russão (Russo Apr), após fazer uma piada com a qual tanto ele mesmo quanto os espectadores se esbaldam, revela que apesar das gargalhadas, está angustiado com a espera do resultado de um exame que acabara de fazer. Em Temporada, André consegue transitar com destreza entre a comédia e o drama sem pesar a mão nem aqui nem ali.

Se ainda não viu o filme, veja, mas enquanto pesquisa os horários da próxima sessão, faça um exercício de imaginação: para quem não costuma se ver representado nas telas de cinema; para quem não costuma ter suas histórias contadas pela ótica da ternura, mas sim da violência, assistir a Temporada é como, depois de um longo e exaustivo dia de trabalho, chegar em casa e tirar os sapatos apertados. André Novais de Oliveira mostra um Brasil para além dos estereótipos e idealizações. Temporada é uma bela crônica sobre a vida simples narrada com sotaque mineiro.

O filme foi exibido na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, confira a programação completa aqui.

Por Marcelo Gonçalves*
Enviado especial do Blog do Arcanjo a Tiradentes (MG)

*Mestre em Linguística pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e graduado em Letras Português/Alemão pela UFMG. Viajou a convite da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Please follow and like us:
Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023