Análise: Ivete Sangalo e Claudia Leitte voltam a focar no axé da Bahia

Ivete Sangalo e Claudia Leitte voltam a focar no axé da Bahia em suas carreiras – Foto: Manuela Scarpa/Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Quem viu Claudia Leitte gravando clipe no Pelourinho ao lado do Olodum ou ouviu a nova música de Ivete Sangalo, “Teleguiado”, percebeu que ambas voltaram a focar no axé da Bahia em suas carreiras. Isso ocorre no mesmo momento em que a carioca Anitta se torna nome cada vez mais forte e representante brasileira número 1 no mercado musical internacional.

Após um fervor gigante pela conquista do mercado estrangeiro, com apostas em outros gêneros musicais, ambas as cantoras lançadas pelo Carnaval baiano voltaram a olhar com prioridade para o gênero mais popular de sua terra: o axé music.

O objetivo de ambas, que chegaram a se unir no palco na gravação do DVD “IS Live Experience”, de Ivete, no último sábado (8), é um só: fortalecer o Carnaval de Salvador e o grande mercado profissional de trabalho que ele gera não só durante a folia soteropolitana como em todo o ano, nas micaretas fora de época espalhadas Brasil afora.

Tanto Ivete quanto Claudia possuem equipes com centenas de pessoas que dependem de seus sucessos, fora os milhares de empregos que geram indiretamente na movimentação da economia da indústria musical baiana e da própria cidade de Salvador.

Contudo, a festa soteropolitana passou a ter forte concorrência da folia de rua em outras grandes capitais, como São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife e Olinda. E precisa se reinventar para não seguir perdendo o forte público do passado, que movimenta a rede hoteleira e comercial de Salvador durante todo o verão.

O Carnaval da Bahia é o grande cartão de visita para as duas cantoras, a música baiana e o próprio turismo no Estado. E ele voltou a ser prioridade para as duas, que retomam os laços com a música do trio elétrico criado por Dodô e Osmar e com a forte percussão criada nos blocos afro.

Com Anitta sendo atualmente a brasileira de maior difusão no mercado internacional, abocanhando para si a difícil fatia para “música pop brasileira” nesta seara, tanto Ivete quanto Claudia retornam sabiamente para suas bases, na tentativa de fortalecer no mercado musical nacional o estilo musical que tornou a ambas grandes sucessos.

Veveta e Claudinha fazem muito bem.

Leia também: “Quero ser deusa do amor”, diz Ivete em gravação de DVD

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Ivete Sangalo e Claudia Leitte voltam para a base e axé baiano passa a ser prioridade em suas carreiras para fortalecer o Carnaval de Salvador – Foto: Manuela Scarpa/Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Please follow and like us: