Cantor Veronez encarna Chico Xavier no musical “Um Cisco” por todo o Brasil

Cantor e ator Veronez é Chico Xavier no musical “Um Cisco” – Foto: Jaques Ribeiro – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Um dos intérpretes mais potentes da nova geração da música brasileira, o cantor mineiro Veronez foi o escolhido para dar vida ao médium mais famoso que o Brasil conheceu. Ele é Chico Xavier no musical “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier”. A superprodução idealizada por Plinio Oliveira estreia nesta quinta (18), às 21h, no Teatro Guaíra, em Curitiba, e tem previsão de viajar as principais cidades do Brasil em 2019.

“Faço o Chico Xavier dos 17 aos 92 anos em mais de duas horas de espetáculo praticamente sem sair de cena”, conta Veronez em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo no UOL, após um dos exaustivos ensaios diários de oito horas seguidas para aperfeiçoar o icônico personagem. O musical narra a vida do médium mineiro Chico Xavier (1910-2002), uma das figuras religiosas mais admiradas e populares da história do Brasil.

Cena de “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier”, musical protagonizado pelo ator e cantor Veronez – Foto: Jaques Ribeiro – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Superprodução com 70 artistas

No elenco da superprodução estão mais de 70 artistas, todos sob direção de Plinio Oliveira, também responsável pela dramaturgia, produção e composições que integram a trilha com 30 cenas musicais.

“Escolhi o Veronez por vários motivos. Sua qualidade vocal é incrível: ele canta muito. Em segundo lugar, esse ator tinha de ter a percepção emocional do significado de Chico Xavier”, diz Oliveira.

“Meu protagonista precisava ter uma grandeza de alma, uma estrutura emocional que aproximasse o ator daquilo que o Chico era. E o Marcelo Veronez tem tudo isso, aquela mineirice luminosa do Chico, aquela doçura, aquela candura”, define o diretor, antes de completar: “Eu faço as coisas no amor, e Marcelo Veronez é puro amor”.

O escritor e compositor Plinio Oliveira, diretor e idealizador do musical “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier” – Foto: Aline Grossi – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Plinio Oliveira parece satisfeito com o resultado que o público conhecerá nesta noite. “Veronez é um extraordinário ator, tem força, dedicação e disciplina. Ele olha para as cenas e as enxerga em seu todo. O público se encanta com a ponta do iceberg, mas ele tem um arcabouço, uma profundidade para fazer o personagem”, define o diretor, que buscou humanizar a figura histórica no musical.

Apesar do nervosismo típico de estreia, Veronez está confiante e “bem animado” com o projeto. “Gosto muito da ideia do musical, porque não me afasta do cantor”. E reforça o privilégio de ser Chico Xavier.

“Chico Xavier hoje no Brasil é quase uma unanimidade. É uma figura que todos têm o maior respeito. Para mim, é um sonho interpretá-lo. Nunca imaginei na minha vida que pudesse ser Chico Xavier no teatro”, declara.

O cantor e ator Veronez como Chico Xavier no musical “Um Cisco”: viagens pelo Brasil em 2019 – Foto: Jaques Ribeiro – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Além do musical, Veronez segue conquistando mais público com sua música, com uma concorrida agenda de shows. Seu disco de estreia, “Narciso Deu um Grito”, lançado há um ano, abarca cada vez público maior, como também suas performáticas apresentações.

“‘Narciso’ é um disco e show solar, feliz, aberto. A gente canta que a felicidade vai bater em sua porta, um hino do Gonzaguinha da década de 1970 que não deixa de fazer relação com o que estamos vivendo agora”, fala.

“Eu prefiro a resistência pelo grito da liberdade. Sempre. Então, acho que agora mais do que nunca a gente tem de jogar o corpo e se liberando cada vez mais. Esse recado o ‘Narciso’ traz. Não é um recado de se esconder, não é o recado da violência, não é o recado do enfrentamento. É o recado da liberdade individual. Cada corpo tem sua liberdade e seu direito de existir no mundo. Esse é o meu recado”, afirma Veronez.

O cantor e ator Veronez: além do musical “Um Cisco – A Vida de Chico Xavier”, ele segue com a turnê de seu primeiro disco, “Narciso Deu um Grito” – Foto: Leo Lara – Universo Produção – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Please follow and like us: