Feira do Doce Mineiro reúne sabores famosos de Minas Gerais em Ipatinga

Minas Gerais é famosa no mundo todo por seus sabores intensos e inesquecíveis. Dentro de sua gastronomia, figura como pérola importante seus doces, feitos em tradição centenária, fruto de receitas de família passada entre gerações. Muitas dessas iguarias estarão reunidas neste fim de semana na 2ª edição da Feira do Doce Mineiro, realizada em Ipatinga, na região do Vale do Aço.

Nos dias 8 e 9 de setembro, sábado entre 14h e 21h, e domingo, entre 9h e 18h, 20 produtores com grau de excelência apresentam suas criações no evento que tem entrada gratuita na praça Daniel Campos Belo, no bairro Cariru. Lugares como Araxá, Poços de Caldas, Urucânia, Piranguinho, São Bartolomeu (distrito de Ouro Preto), Teófilo Otoni, Paracatu, e Carmópolis de Minas são alguns que marcam presença.

Todos promoverão degustação de suas compotas, que também estarão à venda ao público. A grande estrela da festa é o doce de leite de Minas: o Estado é o maior produtor de doces de leite do Brasil, respondendo por metade da fabricação nacional com mais de 700 produtores. Na Feira do Doce Mineiro estão os doces de leite de Pouso Alegre, Santo Antônio do Grama, São João do Oriente, Machado, São Lourenço, São Tiago, Ipatinga e o doce de leite com caramelo de café de Carmo de Minas.

“Quem não aprecia um bom e delicioso doce de leite?”, pergunta Isabella Ribeiro, coordenadora geral da Casa Cult Darci Di Mônaco, que realiza o evento com patrocínio da Cemig, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “O leite é uma tradição na mesa dos mineiros. Então, nada mais justo que reverenciar também um produto que enaltece nossa gastronomia”, complementa.

Sabores variados

Também compõem a feira a bananada de Antônio Dias, os derivados de jabuticaba de Sabará, a goiabada de São Bartolomeu, a abóbora com coco de Poços de Caldas, a ambrosia e ameixa de queijo de Araxá, o rocambole de Lagoa Dourada, os doces cristalizados de Carmópolis de Minas, o pé de moleque de Piranguinho, a mangada de Urucânia, a queijadinha de Paracatu e o brigadeiro gourmet, de Belo Horizonte.

Outros produtos ainda ganham destaque como Doce de Nata, Raspa do Doce de Leite com Café, Brigadeiro de Milho, geleias, compotas e caponatas variadas, queijos, vinho de jabuticaba e, ainda, uma linha de produtos zero lactose e zero açúcar.

“A Feira do Doce tem como objetivo pesquisar e apresentar os doces típicos de cada localidade visitada, tendo como foco a diversidade e a referência. Precisamos valorizar essas regiões mostrando a elas a importância que possuem para o fomento da culinária mineira”, defende Isabella.

A 2ª Feira do Doce Mineiro tem o objetivo de superar os números da primeira edição, em 2017, quando 6.000 passaram pelo evento, que movimentou R$ 120 mil em negócios com a venda de mais de 300 quilos de doces.

Cozinha ao Vivo

A cada dia da feira, três chefs vão apresentar o passo a passo de suas receitas na Cozinha ao Vivo, sucesso da primeira edição, somando seis aulas-show.

Estão confirmados os chefs Carol Fádel (Belo Horizonte), com seu “Cheesecake de queijo canastra com geleia da jabuticaba de Sabará”; Loraidan dos Anjos (Ipatinga) com “Almôndegas recheadas com muçarela de búfala envoltas em cebola e bacon e acompanhadas de barbecue de goiabada”; Edson Puiati (coordenador do curso de gastronomia da UNA/BH) com seu “Petit Gateau de doce de leite com caramelo de café” e Anderson Oliveira (Ipatinga) com o “Purê de banana da terra com frango grelhado na manteiga de garrafa”; além da chef Mariana Gontigo (Belo Horizonte) com o “Porco na manga” — idealizadora e proprietária do Roça Grande, Mariana foi uma das finalistas do “Fecha Conta” do programa “Mais Você”, na Globo, que reuniu, em junho último, seis chefes de cozinha especialistas em comida mineira.

Feira do Doce Mineiro 2018
Quando: Sábado, 08 de setembro (das 14 às 21 horas) e Domingo, 9 de setembro (das 9 às 18 horas)
Onde: Praça Daniel Campos Rabelo, bairro Cariru – Ipatinga (MG)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: www.feiradodocemineiro.com.br

Siga Miguel Arcanjo Prado

Please follow and like us: