Atriz ousada, Denise Stoklos celebra 50 anos de carreira com Extinção

Denise Stoklos celebra 50 anos de carreira com peça “Extinção”, no Sesc Consolação, em SP – Foto: Leekyung Kim/Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

Nome importante do teatro, a atriz paranaense Denise Stoklos, 67 anos, celebra 50 anos de carreira com a peça “Extinção”, apresentada no último Festival de Teatro de Curitiba e que agora chega a São Paulo. A direção da montagem tem assinatura de Denise Stoklos, Francisco Medeiros e Marcio Aurelio.

A obra estreia nesta sexta (13), no Teatro Anchieta do Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 241), em São Paulo, onde cumpre temporada até 20 de maio, sexta e sábado, 21h, e domingo, 18h, com entrada a R$ 40.

Segundo a atriz, baseado no livro homônimo do austríaco Thomas Bernhard, o espetáculo solo apresenta uma obra demolidora dos valores conservadores da sociedade que limitam os espaços de exercício de liberdade e amor.

“Isso leva à cena a proposta do autor de extinção dos pilares da sociedade capitalista: à família fechada, ao implícito egocentrismo do neoliberalismo, as demagogias de todos os lados muitas vezes até dos movimentos e das redes sociais em sua mistificação de valores, a pretensa solidariedade que é questionável quando há estratificação de classes sociais, o racismo instalado mas com todos os disfarces, a intolerância a todas às diferenças”, conta Denise ao Blog do Arcanjo no UOL.

A atriz comemora estar há cinco décadas nos palcos. “Neste ano, estou completando 50 anos de teatro. ‘Extinção’ abre as comemorações que se encerram em dezembro com a primeira edição do FIDS, Festival Internacional de Solo Performance Denise, em Irati, Paraná [terra natal da atriz]”, adianta.

“Nasci em 14 de julho de 1950 em Irati, no Paraná. Aos dezoito anos estreei com uma peça que escrevi, produzi, dirigi e atuei com um grupo de amigos: ‘Círculo na Lua, Lama na Rua'”, recorda o começo de tudo.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: