Atriz trans premiada no Brasil vibra com Daniela Vega consagrada no Oscar

Julia Katharine e Daniela Vega, brasileira e chilena são mulheres trans pioneiras em ganhar prêmios cinematográficos – Fotos: Beto Staino/Universo Produção e AP

A atriz transexual brasileira Julia Katharine vibra até agora com o Oscar de melhor filme estrangeiro para o longa chileno “Uma Mulher Fantástica”.

O filme é protagonizado pela atriz transexual Daniela Vega, que também foi a primeira pessoa transgênero a integrar o time de apresentadores do Oscar, colocando Hollywood aos seus pés.

Assim como Daniela Vega foi a primeira mulher a apresentar o Oscar e a protagonizar um filme vencedor de uma de suas categorias, Julia fez antes o mesmo feito no Brasil: ela foi a primeira pessoa transgênero a ser premiada na Mostra de Cinema de Tiradentes.

Em janeiro deste ano, no tradicional festival da cidade histórica mineira, recebeu o Prêmio Helena Ignez por protagonizar o filme “Lembro Mais dos Corvos”, do qual também é co-roteirista ao lado do diretor Gustavo Vinagre.

“Lembro Mais dos Corvos” tem première em São Paulo no dia 17 de março, um sábado, às 21h, no CineSesc na rua Augusta, 2075, Jardins, dentro da programação da Mostra Tiradentes| SP. O evento traz o melhor da programação do festival mineiro à capital paulista entre 15 e 21 de março.

“A vitória de ‘Uma Mulher Fantástica’ no Oscar pra mim é um momento histórico na luta pela representatividade trans, nesse momento em que vivemos um retrocesso social e cultural em todo o mundo”, fala Julia Katharine ao Blog do Arcanjo no UOL.

“Eu me sinto honrada por ter sido a primeira mulher transexual premiada em Tiradentes e a ganhar um prêmio de atriz coadjuvante em Guarnicê no Maranhão, no mesmo ano em que Linn da Quebrada lança “Pajubá” e Daniela Vega se consagra no mundo inteiro como atriz nesse filme tão importante que é ‘Uma Mulher Fantástica’. Ainda tivemos “Bixa Preta” ganhando o Teddy em Berlim… Enfim, somos mulheres fantásticas conquistando nosso espaço. Viva!”, conclui Julia Katharine.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: