Filarmônica de Minas Gerais celebra 10 anos com Beethoven

Maestro Fabio Mechetti conduz a Filarmônica de Minas Gerais há dez anos – Foto: Eugênio Sávio/Dviulgação

Já no posto de uma das mais importantes orquestras brasileiras, a Filarmônica de Minas Gerais celebra dez anos de vida.

Neste fim de semana, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, seus músicos interpretam a Nona Sinfonia, de Beethoven, peça também executada em sua abertura, em 21 de fevereiro de 2008, no Grande Teatro do Palácio das Artes, na capital mineira.

Com regência do maestro Fabio Mechetti, a Filarmônica conta com Gabriella Pace (soprano), Denise de Freitas (mezzo-soprano), Matheus Pompeum (tenor) e Licio Bruno (baixo-barítono).

Ainda marcam presença nos dois concertos especiais o coro da Osesp, com regência de Valentina Peleggi, e Concentus Musicum de Belo Horizonte, com regência de Iara Fricke Matte.

Integram ainda o programa o Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Silva, e a Suíte Vila Rica, de Guarnieri.

Filarmônica de Minas Gerais faz dois concertos para celebrar dez anos de vida na Sala Minas Gerais, em BH – Foto: Rafael Motta/Divulgação

“Foi com a Nona Sinfonia de Beethoven que iniciamos nossa história. Portanto, revisitá-la tem esse aspecto de retrospectiva e simbolismo. A escolha da Suíte Vila Rica também simboliza uma identificação com a cultura mineira e com uma história rica e relevante que ela expressa”, diz ao Blog do Arcanjo do UOL o maestro Fabio Mechetti, à frente da orquestra desde sua fundação.

Nesta década de vida, a Filarmônica de Minas Gerais tocou em 15 capitais brasileiras, fez turnê pela Argentina e Uruguai e realizou a gravação de oito álbuns, sendo três para o selo internacional Naxos.

Formada por 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central, do Norte e Oceania, a Filarmônica de Minas Gerais é destaque na música erudita brasileira.

Filarmônica de Minas Gerais tem 90 músicos e é uma das principais do Brasil – Foto: Rafael Motta/Divulgação

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Você pode gostar...