Livros registram legado de Teatro Anchieta e Macksen Luiz

Teatro Sesc Anchieta: 50 anos de história condensados em livro – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Dois livros imperdíveis acabam de ser lançados com partes preciosas da história do teatro brasileiro pela Edições Sesc.

Alexandre Mate, pesquisador do teatro de SP, organizou o livro “Teatro Sesc Anchieta” – Foto: Bob Sousa

O primeiro é Teatro Sesc Anchieta – Um Ícone Paulistano. A obra conta a trajetória de um dos palcos mais emblemáticos da capital paulista, criado há exatos 50 anos. Com organização do pesquisador Alexandre Mate, o tomo traz o seguinte depoimento da atriz Fernanda Montenegro: “O teatro Sesc Anchieta é, no Brasil, o mais importante centro renovador e alimentador da nossa cultura teatral contemporânea”.

Crítica carioca: Macksen Luiz (à dir.) ao lado da crítica Bárbara Heliodora, a quem substituiu no jornal O Globo – Foto: Divulgação

O segundo trata-se de Macksen Luiz et alii, que reúne mais de 300 críticas do carioca Macksen Luiz, escritas entre 1982 e 2010 em veículos como O Globo, Jornal do Brasil, Opinião e IstoÉ. Na introdução escrita por Fernanda Montenegro, a atriz diz: “Toda crítica teatral é material histórico. O crítico é um historiador. O crítico teatral é a nossa testemunha imprescindível”. Macksen, que substituiu Bárbara Heliodora no jornal O Globo, é atualmente um dos maiores nomes da crítica teatral carioca.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook

Please follow and like us: