Conheça 5 atores negros premiados no cinema

A partir do alto, sentido horário: Sidney Santiago, Grace Passô, Valdinéia Soriano, Jai Baptista e Alexandre de Sena – cinco artistas negros premiados no cinema em 2017 – Fotos: Divulgação
Por Miguel Arcanjo Prado
O ano de 2017 é marcado pela grande quantidade de premiações para artistas negros em festivais de cinema Brasil afora.
Recentemente, a atriz mineira Grace Passô, já premiadíssima no teatro, foi condecorada no Festival do Rio com o prêmio de melhor atriz por seu papel no filme “Praça Paris”, de Lucia Murat.
Outro nome vindo do teatro e premiado no cinema é o paulistano Sidney Santiago. O ator do grupo Os Crespos venceu o prêmio de melhor ator do Festival de Vitória, no Espírito Santo, por “Diamante, o Bailarina”, filme de Pedro Jorge.
O último Festival de Cinema de Brasília ficou marcado por ter três negros entre as premiações para atores e atrizes.
A baiana Valdinéia Soriano, por sua interpretação em “Café com Canela”, levou o Candango de melhor atriz. Ela integra o grupo Bando de Teatro Olodum desde a fundação da companhia baiana.
Ainda no Festival de Brasília, o mineiro Alexandre de Sena foi eleito o melhor ator coadjuvante por seu desempenho em “O Nó do Diabo”, de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuzi. Alexandre faz parte do grupo Espanca!, de Belo Horizonte, e é ligado à resistência de artistas negros na capital mineira.
Também em Brasília, a melhor atriz coadjuvante foi a mineira Jai Baptista, por “Vazante”, filme de Daniela Thomas.
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Instagram