Luedji Luna conquista av. Paulista com show inesquecível

A cantora Luedji Luna: show marcante no Itaú Cultural da av. Paulista de cantora que se destaca na nova MPB- Foto: Nti Uirá/Divulgação

Por Runan Braz*
Crítico convidado

Cantar e se comunicar com mundo é uma das marcas de Luedji Luna. Com a voz maleável, firme e dócil, a cantora baiana radicada em São Paulo faz o público se acalentar frente ao seu corpo aberto de energias nos palcos musicais Brasil afora.

Na última sexta-feira (15), a artista nascida no bairro do Cabula, em Salvador, apresentou-se pela primeira vez na avenida Paulista, coração de São Paulo, no disputado palco do Itaú Cultural.

Ela entonou algumas composições próprias no encerramento do evento “Diálogos Ausentes”, série de encontros e atividades artísticas que refletiu sobre a presença do negro na arte.

Leveza no balanço corporal, musicalidade e performance nos timbres vocais. Com essas pitadas e toda a naturalidade, a cantora expressa nas canções uns dos sentimentos mais nobres: o amor.

Em uma delas, “O Corpo no Mundo”, cujo belíssimo clipe já tem mais de 200 mil visualizações no YouTube, fica a reflexão sobre o pertencimento social dos imigrantes e refugiados africanos nos grandes centros urbanos. A relação com o próximo, a nostalgia e as perspectivas são algumas das emoções interpretadas.

Teve ainda o amor em forma de tristeza ou caco de corações em “Acalanto”, um canto de uma angústia na ausência da paixão. Ela também relembrou o caso dos cinco jovens executados com 110 tiros, em Costa Barros, no Rio, em uma ação condenável da PM.

O espetáculo também levou a relação de ancestralidade com a canção “Banho de Folhas”, com seu encontro de identidades afro-brasileiras — “Oxalá quem guia” —, levando a sua espiritualidade e o axé.

Durante o show, a empatia não se limitou apenas aos versos. Luedji prezou pelo reconhecimento de outras artistas e compositoras negras que abordam os valores da cultura afro em seus trabalhos artísticos. Mencionou nomes como a compositora cabo-verdiana Mayra Andrade, e as brasileiras Jaque Castro e Tatiana Nascimento, que teve uma poesia recitada.

Em outubro, mais um marco na carreira da cantora: ela lança seu primeiro e aguardado disco “O Corpo no Mundo”.

Luedji Luna é promessa concretizada de corpo talentoso e pensante no novíssimo cenário da música popular brasileira. Sua conquista de um dos principais palcos da av. Paulista, centro nevrálgico da maior metrópole brasileira, é emblemática e inesquecível.

*Runan Braz é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: