Deturpam palavras de Jesus, diz Leonardo Miggiorin, Cristo de “Godspell”

O ator Leonardo Miggiorin como Jesus em "Godspell" - Foto: Divulgação

O ator Leonardo Miggiorin como Jesus em “Godspell” – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

“Jesus é totalmente pop”, diz o ator mineiro Leonardo Miggiorin sobre seu personagem em “Godspell, o Musical”, o próprio Cristo, em conversa com o Blog do Arcanjo do UOL. A comédia de John-Michael Tebelak com músicas de Stephen Schwartz é sucesso desde que estreou na Broadway em 1971 inspirada no Evangelho Segundo São Mateus.

A nova versão brasileira, sob direção de Dagoberto Feliz e direção musical de Carlos Alberto Jr., estreou nesta quinta (4), no Teatro das Artes, em São Paulo. “É o personagem mais conhecido que já interpretei. Todos têm uma visão sobre Jesus, sobre como era sua postura, seu comportamento”, fala Miggiorin.

O ator, que também está no ar na televisão como Otniel na novela bíblica “Terra Prometida”, na Record, informa que tentou “procurar o homem Jesus, além do mito”. E explica o que isso significa: “Procuro camadas humanas, sentimentos, a visão que ele tinha diante do que presenciava e sua postura”.

Para Miggiorin, buscar essa humanidade de Cristo torna o personagem mais complexo. “Mesmo pregando o amor, Jesus enxergou todas as mazelas e a precariedade humana. A busca é por esse olhar e ao modo de reagir às situações. Tento imaginar os sentimentos mais primitivos que Jesus possa ter sentido, como tristeza, raiva, dúvida e medo”.

Jesus incompreendido

Mas, hoje em dia, muitos falam em nome de Cristo e deturpam suas palavras? Miggiorin pensa e responde. “Há muitas formas de compreender as palavras de Cristo, ainda que ele tenha pregado o amor da forma mais simples e pura. Jesus falou em ‘amor ao próximo’ e, ainda assim podemos perceber a deturpação de seus preceitos, de acordo com o contexto e os objetivos de cada um ou de cada instituição”.

Assim, Miggiorin crê que o que foi dito por Jesus há milênios “continua incompreendido”. Para ele, o espetáculo mostra que “não aprendemos a lição, não sabemos lidar com nossos semelhantes e não aceitamos a diferença”.

“Essa história de amor ao próximo só funciona quando nos convém, e isso é muito triste. Falta empatia e compreensão no mundo. Jesus foi líder sem precisar impor suas leis. O que se vê hoje são pessoas disputando poder, definindo normas e dizendo-se líderes de forma impositiva. Falta amor e mais cuidado ao outro”, conclui.

“Godspell, o Musical  – Em Busca do Amor”
Quando: Quinta e sábado, 21h. Sexta, 17h e 21h, domingo, 20h. 120 min. Até 9/10/2016
Onde: Teatro das Artes do shopping Eldorado – av. Reboucas, 3970, CPTM Hebraica-Reboucas, São Paulo, tel. 11 3034-0075
Quanto: R$ 60 a R$ 100
Classificação etária: Livre

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso