Morre aos 62 anos Claudete Pereira Jorge, grande atriz do teatro brasileiro

Claudete Pereira Jorge na peça "Pinheiros e Precipícios", em abril de 2016 - Foto: Humberto Araujo

Claudete Pereira Jorge na peça “Pinheiros e Precipícios”, em abril de 2016 – Foto: Humberto Araujo

Por Miguel Arcanjo Prado

Morreu, nesta terça (19), em Curitiba, aos 62 anos, a atriz Claudete Pereira Jorge. Ela sofreu uma parada cardíaca fulminante em casa, no bairro curitibano Alto da XV. A atriz era um dos grandes nomes do teatro feito no Sul do Brasil. Nascida em Ponta Grossa (PR), era radicada na capital paranaense, onde desenvolveu grande parte de sua carreira.

Claudete era um dos nomes mais respeitados do teatro paranaense e participou do último Festival de Teatro de Curitiba como protagonista da peça “Pinheiros e Precipícios”, dirigida por Ricardo Nolasco e com dramaturgia de Francisco Mallmann com a Selvática Ações Artísticas, baseada em textos do autor paranaense Wilson Bueno.

Com sua marcante voz grave, Claudete interpretou com sucesso a própria cidade de Curitiba. Logo depois do Festival de Curitiba, ela participou ainda da peça “Primavera Leste”, no Teatro Novelas Curitibanas.

Claudete contava que viu a primeira peça aos 17 anos, em Cascavel (PR). Ali, decidiu que queria ter aquela profissão: seria atriz.

Um dos pontos marcantes de sua carreira foi quando revisitou a obra “Ilíada”, de Homero, no projeto dirigido por Octávio Camargo e com o qual chegou a se apresentar na Grécia, berço do teatro mundial.

No cinema, atuou no telefilme “Manual Prático da Terceira Idade”, exibido pela Record em 2014 com especial de fim de ano. No teatro, fez mais de 50 peças e foi dirigida por nomes como Felipe Hirsch, Marcelo Marchioro, Mauro Zanatta, Cacá Rosset e Maureen Miranda, entre outros.

O Blog do Arcanjo do UOL apurou que o velório da atriz será realizado durante a noite e a madrugada no Teatro Guaíra, no centro curitibano, onde os fãs poderão se despedir de Claudete. O corpo será cremado nesta quarta (20), como era desejo da artista.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas