Jovens com Down ensaiam musical “UP 7” e fazem ensaio fotográfico

Jovens com síndrome de Down ensaiam musical "UP 7" - Foto: Galera do Click

Jovens com síndrome de Down ensaiam musical “UP 7” – Foto: Galera do Click

Por Miguel Arcanjo Prado

A síndrome de Down é apenas um detalhe no espevitado elenco do musical “UP 7”, da Oficina dos Menestréis, em São Paulo. Os artistas, todos com Down, são desenvoltos nos ensaios, de olho na estreia da obra, que deverá ocorrer ainda este segundo semestre. Com banda ao vivo e convidados especiais, o espetáculo é a sétima edição do Projeto UP, criado pelo ator Deto Montenegro, que dirige a Oficina dos Menestréis, e tem como lema a inclusão social por meio do teatro musical.

E muitos não se contentam só com os palcos, assumindo também uma importante função de bastidor: a fotografia. Como muitos deles também mostraram habilidades com as câmeras, foi criado o projeto “Galera do Click”, que realizou ensaio fotográfico na última semana com os artistas especiais.

Foi uma iniciativa da fotógrafa Sandra Reis, mãe do jovem Felipe Reis, que superou a timidez nas aulas de teatro. Há três anos ela reuniu os jovens que integravam o “UP” que também queriam se expressar por meio de fotografias. Após fazer um calendário com os artistas, ela os ensinou a fotografar. Estava criada a “Galera do Click”.

Galeria do Click registra o ensaio do musical "UP 7" - Foto: Galera do Click

Câmera na mão: Galeria do Click registra o ensaio do musical “UP 7” – Foto: Galera do Click

Carol Peixoto, que faz teatro na Oficina dos Menestréis desde 2009, é uma das integrantes. “Eu gosto de tirar foto pra caramba”, explica. “Gosto de fotografar shows e espetáculos”, revela. E atuar? “Estou adorando estar aqui, é muito bom, é pra cima, divertido, eu me sinto feliz”, conta.

“Os fotógrafos portadores da síndrome de Down vivem uma rotina agitada, clicando eventos, criando uma bagagem profissional e produzindo verdadeiras obras de artes, além de firmarem grandes amizades. Dessa forma, a iniciativa provou que, atrás de uma lente, qualquer limitação é um simples detalhe”, fala Sandra.

O diretor Deto Montenegro ensaia o musical "UP 7" - Foto: Galera do Click

O diretor Deto Montenegro ensaia o musical “UP 7” – Foto: Galera do Click

Não apenas Sandra fica orgulhosa do filho. Sérgio Mesquita, pai de Mel Mesquita, diz que é “um prazer ver a filha superar as dificuldades, se arriscando”. Ele lembra que o espetáculo “UP 7” está destinado a qualquer espectador e não apenas àqueles que têm alguma relação com o Down.

João Fávaro, pai de Aline Fávaro, conta que a filha sempre foi artista. “Ela via Xuxa e já ficava pulando e dançando em frente à TV”, conta. Logo, ele a matriculou em cursos de dança e, depois, no teatro. “É o que ela gosta, ale se completa e se realiza no palco”, atesta. Para ele, ver a filha em um musical é uma felicidade. “No projeto ‘UP’, a gente percebe a inclusão de fato. Eles se sentem muito bem entre eles, parece que têm um mundo próprio e vivem esse mundo intensamente”.

Jovens com Down se integram por meio do teatro - Foto: Galera do Click

Jovens com Down se integram por meio do teatro – Foto: Galera do Click

Não é de hoje que a Oficina dos Menestréis faz projetos sociais. O espaço é referência em inclusão por meio do teatro, com projetos como “Mix Menestreis”, com cadeirantes e deficientes visuais, “Juntos”, com jovens em situação de risco, “Maturidade”, com maiores de 50 anos, “Aut”, com elenco formado de autistas, e “UP”, com os atores com Síndrome de Down. Desde 2009, os projetos recebem apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

“É um ambiente que trata todos iguais, não tem diferença nenhuma, eles podem ser jovens e felizes”, finaliza Sandra Reis.

Saiba o que os artistas andam fazendo nos palcos

Cena do ensaio do musical "UP 7" - Foto: Galera do Click

Cena do ensaio do musical “UP 7” – Foto: Galera do Click

Jovens com Down evoluem no palco - Foto: Galera do Click

Jovens com Down evoluem no palco – Foto: Galera do Click

Os jovens se divertem durante os ensaios - Foto: Galera do Click

Os jovens se divertem durante os ensaios – Foto: Galera do Click

Com muita música e dança, musical "UP 7" estreia em breve - Foto: Galera do Click

Com muita música e dança, musical “UP 7” estreia em breve – Foto: Galera do Click

Saiba mais sobre a Oficina dos Menestréis

Please follow and like us: