Visto por 25 mil pessoas, musical “Estúpido Cupido” volta ao Rio

Como uma adolescente: Françoise Forton no musical - Foto: Ricardo Brajterman

Eterna adolescente: Françoise Forton em Estúpido Cupido – Foto: Ricardo Brajterman

Depois de temporada em São Paulo, o musical “Estúpido Cupido”, que celebra os 50 anos de carreira de Françoise Forton, está de volta à terra onde foi idealizado pela atriz: o Rio de Janeiro. Já visto por 25 mil pessoas, a obra chega nesta quinta (12) ao Teatro Vanucci, na Gávea, zona sul carioca.

Apesar de o nome ser o mesmo da novela escrita por Mário Prata, a última em preto e branco e que lançou a ruivinha Françoise ao estrelato em 1976, o musical é uma nova ficção escrita por Flávio Marinho, que, segundo ele, apenas repetiu o nome da protagonista, Maria Tereza, a Tetê. “O resto é tudo diferente”, garante.

Françoise Forton, no começo da carreira - Foto: Divulgação

Françoise Forton, no começo da carreira – Foto: Divulgação

Se na novela Tetê era uma jovem do interior que sonha em ser Miss Brasil, no musical é uma senhora que relembra seus áureos tempos de juventude na década de 1960 — mesma época em que a novela foi ambientada, tempo que também é obsessão de Marinho por ser “uma época ingênua, anterior à ditadura”. O galã da vez é vivido por Luciano Szafir, enquanto Carla Diaz faz uma “piriguete” geniosa e rival de Tetê.

Françoise conta que a novela “Estúpido Cupido” é lembrada até hoje por seus fãs e que o musical é muito bem recebido. Sempre que vai a festas, tocam a música homônima, em sua homenagem. Por isso, resolveu comemorar cinco décadas no palco também homenageando este momento tão importante de sua trajetória, iniciada em Brasília ainda menina com Glauce Rocha e Paulo Autran.

A atriz chegou a ficar temerosa em fazer um rabo de cavalo, vestir-se como adolescente e sair rodopiando no palco aos 58 anos. “Não tenho idade para isso”, foi o que pensou num primeiro momento, logo sendo convencida pela equipe de que juventude não tem idade. “Estou muito feliz com o sucesso deste espetáculo”, conta.

Velhas amizades — e inimizades também — pairam sobre a vida de Tetê nesta aventura pelo tempo sob direção de Gilberto Gawronski, que recupera sua ligação com o teatro musical com um tom jovem e despretensioso.

Hits juvenis como “Banho de Lua”, “Lacinhos cor de rosa”, “Broto Legal” e “Erva Venenosa” integram a trilha, além, é claro, da canção que dá título à obra: “Estúpido Cupido”, lançada por Celly Campelo em 1959. A direção musical é de Liliane Secco, e a banda é formada por Felipe Aranha, Jean Campelo e Guilherme Viotti, filho único de Françoise.

“Estúpido Cupido”
Quando: Quinta, sexta e sábado, 21h, domingo, 20h30. 100 min. Até 26/6/2016
Onde: Teatro Vanucci – Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea, Rio de Janeiro
Quanto: R$ 100 (quinta, sexta e domingo), R$ 120 (sábado)
Classificação etária: 12 anos

Please follow and like us: