Capitão Nascimento sai do Bope e vai parar em festival de BH

Peça "Tropa" do Grupo Laje é inspirada em "Tropa de Elite" - Foto: Saphira Chahim/Divulgação

Peça “Tropa” do Grupo Laje é inspirada em “Tropa de Elite” – Foto: Saphira Chahim/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Um dos principais festivais teatrais do Brasil, o FIT-BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte) tem mais de 70 atrações entre 20 e 29 de maio em sua 13ª edição, que celebra os 22 anos do evento. Entre várias atrações internacionais, uma peça paulistana chama a atenção por fazer uma ponte entre teatro e cinema: “Tropa”, do Grupo Laje, de São Paulo, que promete contar a trajetória do Capitão Nascimento, protagonista da série de filmes “Tropa de Elite”, de José Padilha, antes e depois de sua saída do Bope.

Joana Marques, diretora da peça, diz que é “uma obra inspirada no filme” e explica que a dramaturgia foi feita de forma coletiva. No elenco estão Allan Benatti, Paulo Candusso e Rodrigo Veloso. “São três atores em uma plataforma de madeira, tudo é feito com corpo, abordamos os movimentos da ação. Assistimos os dois filmes e aí fomos fazendo o trabalho de dramaturgia, criando novos personagens. É um espetáculo inspirado nos filmes, mas com novas situações”, explica sobre a peça de 40 minutos que será apresentada ao ar livre com entrada gratuita.

Girafas vermelhas francesas vão abrir o FIT-BH - Foto: Bruno Onesta/Divulgação

Girafas vermelhas francesas vão abrir o FIT-BH – Foto: Bruno Onesta/Divulgação

Falando em teatro na rua, a abertura do FIT-BH será feita no dia 20, às 21h, com gigantes girafas vermelhas na praça da Estação, importante ponto de manifestações políticas e culturais da capital mineira, com a peça francesa “Les Girafes, Opérette Animalière”, da francesa Compagnie Off, repleta de efeitos especiais, luzes e música.

O tema deste ano é o teatro como lugar de resistência. O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura. Seu presidente, Leônidas Oliveira, define o FIT-BH como patrimônio dos artistas da cidade. Ao que Jefferson da Fonseca, diretor de Artes Cênicas e da Música da Fundação, complementa: “É um lugar de encontro e diálogo”. Dayse Belico, que responde pela coordenação geral, afirma que, assim como o teatro, “o FIT-BH está no lugar da transformação e da provocação”.

Europeus e latino-americanos

Além das girafas, a França manda para Minas o circense “Le Cabaret des Acrostiches”, a Compagnie di Théâtre Ka com “Uma Maria, Um José”, e o Théâtre Diagonale com “Mary’s Baby Frankenstein 2018”, com uma releitura do monstro genético. Da Itália, Enzo Moscato traz “Compleanno” e “Toledo Suíte”. “Dakh Daughters Band”, com suas sete integrantes, representa a Ucrânia. Enquanto a Grécia envia “Os Mercadores das Nações”, do Opera Theatre.

Dakh Daughters Band representa a Ucrânia em BH - Foto: Divulgação

Dakh Daughters Band representa a Ucrânia em BH – Foto: Divulgação

Por sua vez, a escocesa Jo Clifford, dramaturga e transexual, discute o universo transgênero em “The Gospel According Jesus, Queen of Heaven”. Há ainda os portugueses da Casa da Esquina com a peça “O Meu País que o Mar Não Quer”. Da América Latina, há o chileno “Con Su Permiso”, com o Palhaço Tuga de Rodolfo Meneses, e o argentino “Mi Hijo Sólo Camina un Poco Más Lento”, do Colectivo de Investigación Apacheta, com texto do croata Ivor Maritnic.

Entre os destaques nacionais estão “Abrazo”, do potiguar Clowns de Shakespeare, “Kassandra”, montagem da catarinense La Vaca Cia de Artes Cênicas para texto do franco-uruguaio Sergio Blanco, e as peças mineiras “Calor na Bacurinha”, do Bando As Bacurinhas, e “Real”, nova montagem do grupo Espanca!.

FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte)
Quando:
20 a 29 de maio de 2016
Onde:
Praças, ruas e teatros de Belo Horizonte – MG
Quanto:
Grátis para as peças de rua e R$ 20 para as peças em teatro
Informações e programação completa: www.fitbh.com.br

Please follow and like us: