Beatles combina com favela? Musical mistura covers, dança e acrobacias

Artistas do Afroreggae dançam Beatles - Foto: Bianca Tatamiya/Divulgação

Artistas do Afroreggae dançam Beatles – Foto: Bianca Tatamiya/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A favela não vive só de funk. Também pode ter vez no morro o som da banda inglesa que revolucionou a música e a juventude na década de 1960: os Beatles. É o que pensa Carlos Branco, diretor do musical “Beatles na Favela”, que aporta no Teatro Bradesco, em São Paulo, neste fim de semana. No palco, 30 canções dos britânicos se misturam a números de circo e de dança, com cerca de 40 artistas em cena.

A banda All You Need Is Love, cover dos Beatles no Brasil, se mistura aos músicos da Orquestra Afroreggae. “Beatles combina com todo e qualquer tema, principalmente em se tratando de uma comunidade carente do Rio, que tem muita violência e desigualdade. Nossa missão é levar a música dos Beatles para todas as classes sociais. Nosso lema é trocar as armas por amor”, diz Branco ao UOL.

Ele lembra que boa parte do elenco excursiona o Brasil pela primeira vez com um espetáculo. “Queremos mostrar que dentro da comunidade tem muito talento precisando de uma oportunidade, é uma porta que se abre”, afirma o diretor.

Musical Beatles na Favela tem acrobacias - Foto: Bianca Tatamiya/Divulgação

Musical Beatles na Favela tem acrobacias – Foto: Bianca Tatamiya/Divulgação

A ideia do musical surgiu dois anos atrás, quando a Orquestra Afroreggae conheceu a banda All You Need Is Love. Logo se entrosaram e fizeram juntos dois shows. “Deu tão certo que agregamos o AfroCirco e a dança dos núcleos culturais do Afroreggae para montar o musical ‘Beatles na Favela'”, lembra Branco.

O espetáculo traz também o talento dos integrantes do Grupo Cultural Afroreggae, jovens carentes entre 14 e 25 anos, vindos da comunidade do Cantagalo, onde participam do projeto em parceria com o Criança Esperança no Rio de Janeiro.

E o espetáculo ganhou apoio internacional que lhe conferiu ares de superprodução. O grupo português de dança contemporânea Vortice Dance abarcou o projeto após uma residência em terras cariocas. Seus diretores artísticos Rafael Carriço e Claudia Martins, em três meses de trabalho com o grupo, criaram cenário 3D, mais de 40 diferentes figurinos e ensaiou com rigor os números coreográficos. “Foi um encontro mágico. ‘Beatles na Favela’ é uma mistura de culturas”, define Branco ao blog.

“Beatles na Favela”
Quando: Sábado (30), 16h e 20h, domingo (1º), 18h. 120 min. Únicas apresentações
Onde: Teatro Bradesco – Bourbon Shopping – Rua Palestra Itália, 500, 3º Piso, Pompeia, São Paulo, tel. 11 3670-4100
Quanto: R$ 50 a R$ 160
Classificação etária: livre

Musical Beatles na Favela traz mensagem de amor - Foto: Bianca Tatamiya/Divulgação

Musical Beatles na Favela traz mensagem de amor – Foto: Bianca Tatamiya/Divulgação

Please follow and like us: