Reforma sem fim? Teatro da Prefeitura de SP está fechado há dois anos

Artistas no Ademar Guerra: fechado há dois anos - Foto: João Mussolin/Divulgação

Artistas no Ademar Guerra: fechado há dois anos – Foto: João Mussolin/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Um dos principais espaços alternativos do teatro em São Paulo, o Espaço Cênico Ademar Guerra, localizado na parte subterrânea do Centro Cultural São Paulo (CCSP), está fechado há dois anos. Tudo começou com uma reforma na parte elétrica da sala onde cabem 200 espectadores que parece não ter mais fim. E a Secretaria Municipal de Cultura ainda prevê mais cinco meses de obras.

“Está demorando tanto tempo porque estamos vivendo uma grande crise econômica bastante intensa”, justificou a secretária de Cultura paulistana, Maria do Rosário Ramalho, em entrevista ao UOL. Maria do Rosário é a terceira a assumir a secretaria desde que a sala fechou, em abril de 2014. Na época, o posto era ocupado por Juca Ferreira, substituído por Nabil Bonduki, a quem Maria do Rosário, por sua vez, substituiu no começo do mês.

A secretária informou que a reforma está adiantada e que só “aguarda liberação de recursos” para colocar as “grelhas cênicas”, explicando que são “aquela espécie de ferragem que vai no teto, onde se dependuram os refletores”. De acordo com ela, o resto já está pronto, mas a compra das tais grelhas “dependem de licitação pública”.

Curador de teatro do CCSP, Kil Abreu lamentou que a reforma se arraste por tanto tempo: “Justo quando se vive uma crise nesta área dos espaços teatrais, que são cada vez menos para uma demanda crescente”.

A secretária de Cultura Maria do Rosário e o prefeito Fernando Haddad - Foto: Fabio Arantes/Divulgação

A secretária de Cultura Maria do Rosário e o prefeito Fernando Haddad – Foto: Fabio Arantes/Divulgação

Mostra Latino-Americana

O blog apurou que a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que acontece há uma década no CCSP no segundo semestre, não poderá ser realizada no espaço neste ano por conta de a Sala Ademar Guerra estar fechada. A secretária Maria do Rosário garantiu que o festival vai acontecer normalmente com o apoio da Prefeitura, mas admitiu que as apresentações possam ser transferidas para outros teatros do município.

“Entregamos recentemente três teatros reformados, com mais de 1.000 lugares, o Teatro Paulo Eiró, o Teatro Arthur Azevedo e o Teatro Flávio Império. Então, haverá espaço para fazer . Só vamos ver quais serão os espaços mais adequados. Não tem nenhum risco de a Mostra não acontecer”, prometeu.

“Teatro não se fecha”

Lembrada pela reportagem que o prefeito Fernando Haddad declarou no ano passado que “teatro não se fecha”, Maria do Rosário reiterou a frase. “A Prefeitura isentou os teatros independentes de pagarem o IPTU. Concordo com a frase do prefeito: teatro não se fecha. A Sala Ademar Guerra não foi fechada. Está temporariamente em reforma, para ter melhoria de segurança e condições de apresentação”, disse ao blog.

Questionada se poderia prever um prazo para a entrega da sala de volta aos artistas e espectadores, a secretária preferiu “falar em expectativa”. Isto posto, declarou: “Espero que em cinco meses a Sala Ademar Guerra possa estar sendo usada para apresentações e ensaios, ainda no mandato [do prefeito Haddad]”.

Please follow and like us: