Fringe abarca seis mostras especiais no Festival de Curitiba

Cena da peça carioca A Cantora Careca, da Mostra Universitária no Fringe - Foto: Divulgação

Cena da peça carioca A Cantora Careca, da Mostra Universitária no Fringe – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O Fringe é o espaço mais democrático dentro do Festival de Teatro de Curitiba, que chega à 25ª edição entre 22 de março e 3 de abril de 2016.

Nele, mais de 300 peças são apresentadas ao público sem qualquer tipo de curadoria prévia, ao contrário das 35 peças da Mostra Oficial, com curadoria assinada pelo ator Guilherme Weber e o diretor Marcio Abreu.

Diante de tanta diversidade, algumas peças se reúnem no Fringe em mostras especiais, com curadorias independentes, ou seja, não ligadas diretamente ao Festival. Neste ano são seis. Veja só:

2a Mostra Pernambucana de Teatro Para Infância e Juventude – A programação traz espetáculos, palestras e rodas de conversas sobre a produção teatral voltada aos públicos infantil e juvenil.

Afluente Solimões – Formada por cinco espetáculos, quatro oficinas e performances intituladas “desprogramadas”, a seleção feita pelo espaço Solimões 541 desenvolve projetos baseados na autonomia do indivíduo em um ambiente coletivo.

Mostra de Cenas Autorais Independentes – Criada em 2014 no Rio de Janeiro, a proposta é fomentar a cena independente fluminense e incentivar dramaturgos a tirarem os seus textos da gaveta. Serão nove atrações curitibanas entre as 22.

Novo teatro português – Com curadoria de Hugo Cruz, a seleção revela novas tendências da criação artística contemporânea em Portugal, a partir do espetáculo “Sal”.

Mostra TPC Ribeirão Preto – Com quatro espetáculos, dois infantis e dois adultos, e oficinas, a proposta do grupo TPC é possibilitar a troca cultural e compartilhar seus métodos de trabalho e pesquisa.

Mostra Universitária: Mostra que reúne trabalhos desenvolvidos por grupos de instituições universitárias do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. É subdividida em três mostras. Intercâmbio Fitu (Festival Integrado de Teatro da Unirio, Mostra Grutun (da Unibrasil, de Curitiba) e Mostra UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria.

Saiba mais sobre o encontro grátis com Thiago Lacerda!

Leia a cobertura completa do Festival de Teatro de Curitiba

Curta nossa página no Facebook e siga o site!

Fique por dentro do que está rolando nas artes

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *