“É preciso disciplina, perseverança e talento”, diz Luciana Ramanzini, destaque de Urinal, o Musical

Luciana Ramanzini em cena de Urinal, o Musical - Foto: Ronaldo Gutierrez

Luciana Ramanzini em cena de Urinal, o Musical – Foto: Ronaldo Gutierrez

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Luciana Ramanzini vive o sucesso como a personagem Garotinha, em Urinal, o Musical, um dos espetáculos mais comentados de São Paulo nesta temporada, no Teatro do Núcleo Experimental, sob direção de Zé Henrique de Paula.

Formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, ela sempre investiu pesado na carreira. Fez cursos de expressão corporal, interpretação, improvisação, teatro gestual, mímica, canto, clown, yoga, pilates, fonoaudiologia, além dos teóricos, é claro.

Outra coisa que não deixa de fazer é ver colegas em cena. “Acho que extrema importância e relevância assistir a tudo o que está em cartaz”, diz. E isso não se restringe a teatro. “Também vejo filmes, mostras, exposições; é enriquecedor para o repertório de um artista”, afirma.

A atriz Luciana Ramanzini faz sucesso como a Garotinha no espetáculo Urinal, o Musical - Foto: Divulgação

A atriz Luciana Ramanzini faz sucesso como a Garotinha no espetáculo Urinal, o Musical – Foto: Divulgação

Ela lembra que, para um ator, o corpo “é instrumento de trabalho” e que “quanto mais repertório, conhecimento e habilidades, maior material para oferecer a um papel”.

“Adoro brincar com a expressão horas de voo, que um piloto de avião tem de ter para tirar seu brevê. Acho que para um ator também é assim. Quanto mais horas de palco, mais apto ele estará. Um papel melhora o próximo”, declara.

Por isso, reitera que é preciso cuidado no mundo dos musicais para a atuação não ficar aquém do canto e da dança: “Por vezes, vemos atuações superficiais, quando poderiam ser primorosas”.

No elenco de uma peça de sucesso, ela recorda que não há garantias nesta profissão. “É preciso disciplina e perseverança. E talento também. Penso em duas frases: ‘Quem é bom se estabelece’ e ‘O grande artista, antes de tudo, tem de ser um grande ser humano'”, diz, ao afirmar que as relações fora do palco tem importância fundamental.

E explica o porquê: “Afinal, passamos mais tempo fora do palco, do que dentro dele: as relações que se estabelecem fora do palco, com respeito, ética, generosidade, profissionalismo, amizade, contam muito também”.

Luciana Ramanzini em cena de Urinal, o Musical, em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda, em SP - Foto: Ronaldo Gutierrez

Luciana Ramanzini em cena de Urinal, o Musical, em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda, em SP – Foto: Ronaldo Gutierrez

Urinal, o Musical * * * * *
Avaliação: Ótimo
Quando: Sexta e sábado, 21h. Domingo, 19h. Segunda, 21h. 125 min. Sem previsão de fim da temporada
Onde: Teatro do Núcleo Experimental (r. Barra Funda, 637, Barra Funda, São Paulo, tel. 0/xx/11 3259-0898)
Quanto: R$ 60 (sex. e seg.) e R$ 80 (sáb. e dom.)
Classificação etária: 10 anos

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *