A força da dança da musa Mariana Matavelli

A bailarina e atriz Mariana Matavelli: das aulas no ABC para os palcos do mundo – Foto: Eduardo Enomoto

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Fotos de EDUARDO ENOMOTO

Se alguém contasse para a menina de São Bernardo do Campo que um dia ela seria uma das garotas da TV, provavelmente não acreditaria.

A filha do fotógrafo Fernando Ferreira e da assistente administrativa Maria Aparecida começou bem cedo.

Mariana Matavelli, bailarina e atriz que integrou a montagem da peça Garota Glamour, de Wolf Maya, em 2007, hoje vive o próprio enredo da montagem em sua vida. A obra mostrava os bastidores da televisão, com meninas cheias de sonhos.

Recentemente, foi eleita Musa do Teatro R7, por sua atuação no musical Crazy for You, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello.

Mariana Matavelli: muitas aulas de dança até alcançar o sucesso – Foto: Eduardo Enomoto

Glamour não falta à trajetória de Mariana. E muito suor também.

Com dois anos, já fazia ballet e ginástica artística. Enquanto dava seus primeiros movimentos, teve o corpo treinado para ter graça, forma e elegância.

Estudou em escolas como o Instituto de Arte Coreográfica e o Ballet Quartier Latin, ambos em Santo André, no ABC Paulista. Competiu em grandes festivais, como o de Joinville, onde ganhou o primeiro lugar em dança neoclássica.

Mariana Matavelli: ela é uma das garotas da TV – Foto: Eduardo Enomoto

Passou a explorar cada vez mais os caminhos da dança. Fez jazz, sapateado, street dance, dança de salão. Queria testar seus limites, com fome de aprendizado.

Aos 15 anos, dançou pela primeira vez na TV, no Criança Esperança, da Globo. Foi um momento marcante, de muita emoção para aquela menina.

Encorajada pela experiência, no ano seguinte fez os testes para o espetáculo O Musical dos Musicais, de Wolf Maya. Passou.

A menina que pensava fazer arquitetura ou fisioterapia, se viu mergulhada, de repente, no teatro.

— Era muito tímida, fechada. O teatro me ajudou a me abrir, a começar a falar mais, aprendi muito. Nunca imaginei que faria um musical.

O talento foi logo percebido e Wolf Maya a convidou para fazer seu novo musical, Garota Glamour, que revelou nomes como Felipe Galgani, Paola Crosara, Marilice Consenza, Rosy Aragão, Andreia Vieira, Bruna Guerin e Karin Roepcke.

— Já estava mais madura no palco, com mais noção.

O talento de Mariana Matavelli logo a levou para dançar na televisão – Foto: Eduardo Enomoto

Na mesma época, ficou amiga da colega de elenco Paola Crosara, que assumiu a coreografia do balé da Record. Foi chamada para dançar no programa O Melhor do Brasil, ainda com Márcio Garcia. Logo, este foi para a Globo e Rodrigo Faro assumiu o programa. E Mariana permaneceu.

— Dancei em todos os programas da Record.

No último mês, participou com destaque do quadro Isso eu Faço, no programa Hora do Faro. Rodrigo Faro, ao saber que Mariana Matavelli foi eleita Musa do Teatro R7, falou à reportagem: “Os internautas do R7 são espertos, porque a Mari é excelente. Eu já esperava a vitória dela!”.

O empenho de Mariana nos bastidores da TV foi logo percebido por Paola, que a convidou para ajuda-la na coreografia das meninas.

Mariana Matavelli já dançou para grandes cantores como Leonardo e Gusttavo Lima – Foto: Eduardo Enomoto

Em 2009, quis experimentar novos palcos e entrou para o grupo de bailarinos do cantor Leonardo. Ficou três anos e teve a experiência de dançar em todo o Brasil, e também no exterior, em lugares como Angola e Estados Unidos.

No mesmo tempo, também integrou a companhia da coreógrafa Fernanda Chamma, o baile da dupla Teodoro e Sampaio e até dançou na gravação do DVD de Gusttavo Lima.

— Minha vida era uma loucura. Vinha para casa só para trocar a mala.

Com o incentivo da TV, começou também a coreografar nos palcos. Foi assistente da direção de coreografia do musical Meu Amigo Charlie Brown.

— Bailarina não é para a vida toda. Penso, no futuro, em continuar na área de musicais, trabalhando como coreógrafa. Gosto também de estar na plateia, vendo se tudo ficou perfeito. Já estou abrindo novos caminhos.

Um degrau de cada vez — Mariana Matavelli investe também na carreira de coreógrafa: “Vou abrindo caminhos” – Foto: Eduardo Enomoto

Em 2013, ficou sabendo das audições do novo musical de Claudia Raia, Crazy for You. Resolveu que poderia ser uma boa oportunidade para sossegar um pouco em casa e se concentrar.

— Assim que soube das audições, voltei a fazer aula de sapateado e jazz. Fui fazer o teste e sabia que iria passar. Senti que era meu.

Fez a temporada de sucesso em São Paulo e no momento está também na temporada carioca.

— No segundo semestre vamos voltar para São Paulo para fazer uma temporada popular no Teatro Sérgio Cardoso. O musical Crazy for You é um grande sucesso.

Mariana conta que no musical o cuidado com o artista é muito grande.

— A Claudia Raia é muito cuidadosa, prestativa. Presta atenção no elenco. Se não está bom, ela chega e fala. Se vê alguém com dor, fala para não fazer. Ela sempre tenta resolver os problemas que surgem nos bastidores. Ela é muito dedicada com o que faz. E isso é um exemplo para todos nós.

Após estudar muito, Mariana Matavelli ganhou vaga no musical Crazy for You, de Claudia Raia, em cartaz no Rio e que volta a SP no segundo semestre: “Sabia que era meu” – Foto: Eduardo Enomoto

Nos bastidores de Crazy for You, reencontrou amigas dos tempos de Garota Glamour.

— A gente brinca muitos nos bastidores e vê o tanto que cada uma de nós cresceu. O mundo dá muitas voltas. Estamos mais amadurecidas. Então, este reencontro é muito forte para todos nós.

Sobre investir mais em atuação, ela diz que prefere misturá-la sempre aos passos. Daí sua preferência pelos musicais. E diz, sem sombra de dúvida:

— A dança é o meu forte.

Mariana Matavelli quer trajetória no mundo dos musicais: “A dança é o meu forte” – Foto: Eduardo Enomoto

 

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

2 Resultados

  1. Phillipe disse:

    Já foi destaque por aqui em outra oportunidade.

  2. Marcelo Rocco disse:

    A Mariana é uma pessoa maravilhosa, sempre disposta a ajudar na carreira de meu parceiro de composição, intérprete Ney Violeiro, sou fã do talento e do trabalho que realiza, rogo a Santa Trindade que continue a abençoar sempre, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *