Artistas do Espírito Santo fazem Mostra ES em Cena para conseguir destaque no Festival de Curitiba

Wesley Telles, organizador da ES em Cena: “Queremos visibilidade no Brasil” – Foto: Ernesto Vasconcelos/Clix

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Foto de ERNESTO VASCONCELOS/Clix

No meio dos gigantes São Paulo, Minas e Rio na região Sudeste, nunca foi fácil para o Espírito Santo se destacar nacionalmente. Contudo, a turma do teatro deste Estado quer mudar esta realidade. Pelo menos no âmbito dos palcos.

EXCLUSIVO: “Vendemos mais ingresso que Rock in Rio”, diz Leandro Knopfholz

Os espírito-santenses chegaram eufóricos ao frenesi do Festival de Teatro de Curitiba. Eles resolveram somar forças e se reunir, pela primeira vez, em uma mostra especial dentro do Fringe, a Mostra ES em Cena. E encontraram palco privilegiado: ocupam a concorrida Sala Londrina, no Memorial de Curitiba, até 30 de março com seus espetáculos.

Cena da peça Estórias de um Povo de Lá, da Mostra ES em Cena no Festival de Curitiba – Foto: Divulgação

O artista Wesley Telles, organizador do projeto, diz que está satisfeito. Natural de Colatina, no norte do Espírito Santo, e radicado em Vitória, capital do Estado, ele conta que esta é a primeira vez que participam da maior festa das artes cênicas do Brasil.

— Trouxemos cinco companhias. O objetivo é romper as barreiras do Espírito Santos e ganhar visibilidade.

Cena de Bernarda por Detrás das Paredes – Foto: Divulgação

A mostra tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e do Ministério da Cultura. A verba serviu para financiar o transporte e a hospedagem da turma em Curitiba. Telles conta que o grupo é uma alegria só na cidade.

— Os atores estão extremamente satisfeitos e emocionados em se apresentar em um festival com essa proporção.

Contudo, quem pensa que os artistas são virgens em viagens se engana redondamente. Antes de aportar no festival, o grupo se apresentou em Salvador, em outubro de 2013, e em São Luís do Maranhão, em janeiro deste ano. E parecem ter gostado de arrumar e desfazer as malas. Querem seguir viajando, como adianta Telles.

— Estaremos entre 23 e 27 de abril no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte. No segundo semestre, queremos nos apresentar no Rio, em São Paulo e em Brasília.

Pelo jeito, a turma gostou da agenda movimentada.

A Mostra ES em Cena tem os seguintes espetáculos: Insone, do Grupo Z, Bernarda por Detrás das Paredes, da Cia. Repertório, Mefisto, da Cia Teatro Urgente, O Pastelão e a Torta, da Cia. Folgazões, e Estórias de um Povo de Lá, do Grupo Gota, Pó e Poeira.

Todas as peças têm entrada gratuita. Após as sessões, os artistas conversam com o público em um bate-papo.

Leia a cobertura completa do R7 no Festival de Teatro de Curitiba!

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Felipe disse:

    O Espírito Santo merece este espaço, até porque, enquanto estado da federação, tem seu valor. Assim como também acredito no mérito de estados novos, como Tocantis.
    Cada estado tem sua história. E se não dado espaço ao Espírito Santo, foi um grave erro histórico que hoje começa a ser reparado. Que bom que esteja sendo feito esse resgate! E que, futuramente, haja espaço para todos os estados da federação, pois todos, do maior ao menor, têm seu valor. Afinal, se o Brasil é a nação continental que é, só assim o é por ser a soma de todos eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *