Prefeitura de Santo André fecha Escola Livre de Teatro e artistas protestam

Aprendizes protestam em frente a Escola Livre de Teatro de Santo André – Foto: Reprodução

Por Miguel Arcanjo Prado

Um protesto está marcado para este domingo (29), em Santo André, na região do ABC, a partir das 8h30, em frente à Escola Livre de Teatro (ELT).

O motivo é o fechamento da instituição de ensino teatral nesta sexta (27) sem aviso prévio pela Prefeitura de Santo André. Professores e alunos, chamados na escola de mestres e aprendizes, estão revoltados, assim como membros da classe artística.

A ELT fica na praça Rui Barbosa, 12, no bairro Santa Terezinha, próxima à estação Prefeito Saladino da CPTM.

Desde o começo do ano, quando assumiu o prefeito Carlos Grana (PT), um novo coordenador administrativo foi indicado para a ELT, Ivan Augusto. Desde então, o clima na escola é de guerra fria. Ivan substituiu boa parte dos funcionários e, com o tempo, o diálogo com a comunidade da escola ficou complicado, gerando um cenário no qual não há conversa entre as partes administrativa e pedagógica.

O coordenador pedagógico da ELT, Luiz Fernando Marques Lubi, diz ao R7 que “está em andamento um plano de desmanche da escola lento e gradual”.

– Desde maio o coordenador administrativo não conversa conosco. A gente tentou diálogo direto com o prefeito, em seu gabinete, já que ele prometeu em campanha manter a Escola Livre de Teatro. Ele sempre diz que nos dá apoio, mas não há ação efetiva.

A reportagem do R7 apurou que a confusão que culminou com o fechamento da escola começou na última quinta (26). Alunos resolveram retomar o espaço de convivência estudantil que havia sido fechado pela administração da escola. Nervosa com o ocorrido, uma funcionária ligada a Ivan Augusto resolveu trancar a escola na sexta (27), ainda com os pertences de alunos e professores lá dentro, e chamou a guarda municipal para os estudantes. Desde estão, o impasse está mantido.

Uma reunião deverá acontecer nesta segunda-feira (30). Alunos e professores desconfiam, sobretudo pela falta de explicação, que o plano seja o anúncio do fechamento definitivo da escola.

Kil Abreu, crítico e curador de teatro do Centro Cultural São Paulo, e que trabalhou por quase dez anos na Escola Livre de Santo André, lamenta o episódio.

– A ELT é uma referência nacional e internacional em pedagogia teatral em bases autônomas. A escola vem sofrendo sucateamento há um tempo. A Escola não é um negócio de ocasião, moeda de troca nos planos de governabilidade. Tem uma história de mais de 20 anos de contribuição com a cultura brasileira.

A ELT foi criada em por iniciativa de Maria Thaís e de Celso Frateschi, durante a primeira gestão de Celso Daniel (PT) em Santo André, em 1990. Desde então, serviu de referência para a criação de outras escolas teatrais, como a Escola Livre de Teatro de Porto Alegre, o Galpão Cine Horto de Belo Horizonte e a SP Escola de Teatro de São Paulo.

Procurada pelo R7, a Prefeitura de Santo André não se manifestou sobre o caso até o momento. A reportagem também tentou falar com o coordenador administrativo da ELT, Ivan Augusto, mas ele também não se pronunciou.

Leia: Prefeitura de Santo André diz que ELT será mantida

Saiba mais sobre o caso no blog da Escola Livre de Teatro!

Curta nossa página no Facebook!

Agenda Cultural da Record News (toda sexta, meio-dia, ao vivo)

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

6 Resultados

  1. Felipe disse:

    Lamentável.

  2. Iara Cristina Renato disse:

    Já participei da ELT e tive excelentes professores e muita informação e sou totalmente contra esse fechamento pois o teatro é vida e nos ensina a viver, não se trata só de um bando de baderneiros e sim de cultura…o que falta neste país, Santo André já teve bons exemplos espero que continue a ter. #prontofalei

  1. 30/09/2013

    […] Prefeitura de Santo André fecha Escola Livre de Teatro e artistas protestam […]

  2. 01/10/2013

    […] o abrupto fechamento da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André, na última sexta (27), a Prefeitura de Santo […]

  3. 02/10/2013

    […] de Santo André divulgou nota afirmando que manterá a ELT aberta. O posicionamento ocorre após o fechamento abrupto da instituição de ensino teatral na última sexta (27) e um protesto de artistas no domingo (29) […]

  4. 03/10/2013

    […] Atores & Bastidores do R7, a ELT viveu situação tensa nos últimos dias, que culminou com um fechamento abrupto da escola na última sexta (27), e protesto no último domingo (29) que terminou com artistas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *