Opressão do negro vira trilogia da Cia. Os Crespos

Mulheres negras contam suas histórias de vida para integrantes da Cia. Os Crespos – Foto: Lau Francisco

Por Miguel Arcanjo Prado

Os aguerridos integrantes da paulistana Cia. Os Crespos estão em polvorosa com seu mais novo projeto, Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa.

A trupe investiga o impacto da escravidão e também as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil. Eles fazem uma pesquisa cênica e também audiovisual. O objetivo é criar uma trilogia de espetáculos que apontem para a construção da realidade do negro no País.

Para levantar material, conversam com mulheres negras. O grupo também participou, na última semana, de um encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. No roteiro de pesquisa, ainda estão visitas a bairros da periferia, a escolas de samba e até a presídios.

A estreia da primeira peça está prevista para novembro deste ano. O foco do primeiro trabalho serão as mulheres negras e suas relações afetivas.

Cia. Os Crespos no encontro com mulheres negras na Faculdade Zumbi dos Palmares – Foto: Lau Francisco

No encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, eles receberam mulheres de diversas áreas e de diferentes níveis sociais e econômicos, militantes do movimento negro, jornalistas,  pedagogas, empreendedoras, farmacêuticas e produtoras culturais.

Cada uma delas pode contar sua história, tanto de vida quanto profissional. Na pauta, histórias de luta, superação do preconceito e da opressão que vive a mulher negra no Brasil.

Lucélia Sérgio, diretora do projeto que tem co-direção de Sidney Santiago, conta ao blog que “toda construção cênica será a partir dos depoimentos colhidos”.

E diz que “o foco para esta obra é a ideia do amor e as consequências do impacto o foco é a ideia de amor e as consequências do impacto da escravidão”.

Pelo jeito, os palcos paulistanos vão ganhar em breve importante reflexão artística.

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Felipe disse:

    Muito legítimo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso