Coluna do Miguel Arcanjo nº 182: A cartinha da Zizi

Por Miguel Arcanjo Prado*

Outro dia, fui surpreendido,ao chegar do trabalho em casa, por um envelope, enorme e pardo, recém trazido pelo carteiro. Pela letra, de cara reconheci a remetente: Zirlene Lemos, minha brava companheira dos tempos de UFMG, hoje jornalista e relações púbicas das boas lá em Belo Horizonte, além de ótima cantora.

Minha amiga Zirlene Lemos

Zizi fez um poster enorme, juntando fotos de nossos tempos de faculdade, quando, além de estudar um bocado e fazer estágio na TV UFMG, nos dedicávamos com o mesmo afinco a fazer arte, no caso, no show Revertério, criado por mim em parceria com amigos músicos. Éramos companheiros naquela banda que misturava toda música que gostávamos.

Mas o que me chamou a atenção, mais do que ficar enternecido pela nostalgia dos bons tempos, foi o fato de Zizi me escrever uma carta à mão recheada de imagens. Ir à papelaria, montar as fotos em um grande poster colorido, colocar no envelope e ir postar em uma agência dos Correios. Gente assim não existe mais. Só Zizi (e minha mãe, Nina).

Acho que puxei mesmo isso da minha mãe. Desde menino, sempre fui fã de cartas. Se lia um livro interessante, logo tratava de escrever para o autor. Depois, mostrava, todo orgulhoso, à bibliotecária, as respostas autografadas. Porque, afinal de contas, carta à mão merece resposta à altura. Ninguém lá em casa se espantava. O carteiro sempre tinha algo para mim.

Danilo Ribeiro, meu inteligentíssimo primo do coração soteropolitano, trocou inúmeras cartas comigo ao longo de nossa adolescência. Dividimos tantas coisas que ficamos amigos do peito para sempre. Ainda falando de laços baianos, escrevia também com frequência à minha madrinha, Zélia Gattai, que sempre respondia de pronto e no papel, para minha felicidade geral.

Infelizmente, as novidades da comunicação nos tornou mais objetivos e frios. A intimidade e a conversa tão privativa como é a de uma carta foram para o beleléu.

Contudo, jamais um recado deixado em uma dessas redes sociais da vida substituirá o prazer de chegar em casa, cansado e cabisbaixo da dureza do mundo, e encontrar à sua espera uma cartinha cheia de carinho, como a que Zizi me mandou. Sei que sou um cara de sorte.

Uma das imagens da linda cartinha da Zizi: pose com a turma de músicos do show Revertério, na Fafich/UFMG, em 2005. De pé: Buno César, Maurício Guilherme Silva Jr., João Paulo Prazeres, Miguel Arcanjo Prado e Daniel Graciliano. Agachados: Zirlene Lemos, João Eduardo Faria e Silvia Dalben - Foto: Hellen Dumont

*Miguel Arcanjo Prado é jornalista e vai responder, com todo tempo e carinho do mundo, à cartinha de Zizi.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *