Museu de Artes e Ofícios SESI é cartão-postal repleto de memória no coração de Belo Horizonte

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Belo Horizonte*
Apesar de ter apenas 126 anos de vida, a cidade de Belo Horizonte respira memória farta em seu coração. O Museu de Artes e Ofício SESI, localizado na Praça da Estação, no prédio da antiga Estação Central, está prestes a completar 20 anos em 2025. Ele é repleto de história e memória sobre o trabalho, as artes e os ofícios no Brasil, temas nos quais foi pioneiro. O espaço vale uma visita detalhada, já que possui inúmeras salas e cantos especiais, como o que reproduz um antigo armazém de secos e molhados típico do interior mineiro e a sala na qual mostra como se faz o Queijo Minas Artesanal (QMA), que acaba de ser declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Histórico do MAO
O Museu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 2005 pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG e ocupa os prédios das antigas Estações Ferroviárias da cidade de Belo Horizonte. As coleções foram iniciadas há cerca de sessenta anos pelo engenheiro Flávio Gutierrez e continuadas pela empreendedora cultural Angela Gutierrez. As peças que compõe o Museu de Artes e Ofícios foram doadas e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN. São várias coleções e histórias de dezenas de atividades profissionais que deram origem a indústria de transformação em Minas Gerais. Com mais de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao século XX que representam ofícios antigos; ferramentas, máquinas, equipamentos e utensílios de setores tradicionais como a mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, curtume e energias. O museu é um convite para que o trabalhador encontre consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. Desde de 2016 o Museu de Artes e Ofícios, é gerido pelo Serviço Social da Indústria – SESI, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais- FIEMG que dá continuidade a integridade do conjunto tombado e investe em projetos e ações voltadas para cultura, educação, turismo e cidadania.
Serviço
Museu de Artes e Ofícios SESI
Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30160-000. Entrada grátis*.
Segunda-feira – Fechado
Terça-feira – 11:00–17:00
Quarta-feira – 11:00–17:00
Quinta-feira – 11:00–17:00
Sexta-feira – 11:00–17:00
Sábado – 09:00–17:00
Domingo – Fechado
* A entrada no Museu é gratuita e autorizada apenas até às 16h30.
Blog do Arcanjo mostra fotos de Nereu Jr. do Museu de Artes e Ofícios SESI em Belo Horizonte




















*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais. Agradecimento: Casa Cult MG, Visite Minas Gerais, Leônidas Oliveira, João Michel Ferrabbiamo e Daiany Durães.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.