Sucesso da Cia Mungunzá, peça Luis Antonio-Gabriela volta ao cartaz no Teatro de Contêiner

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O lendário espetáculo Luis Antonio-Gabriela, da Cia Mungunzá, volta ao cartaz em São Paulo para uma curta temporada no Teatro de Contêiner, nos dias 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de novembro de 2024, com apresentações às sextas, às 20h, e aos sábados e domingos, às 18h.
Pioneira no enfoque LGBTQIA+, sobretudo ao tratar a questão trans, a peça Luis Antonio-Gabriela estreou em 2011 e conquistou o público e a crítica, abocanhando prêmios como Shell (Melhor Direção), APCA (Melhor Espetáculo); da Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Projeto Visual); e APLGBT Cidadania em Respeito à Diversidade (Artes Cênicas). Além disso, foi eleita um dos melhores espetáculos do ano pelo Blog do Arcanjo, revista Veja e os jornais Estadão e Folha de São Paulo.
A peça narra a transformação de Luis Antonio, irmão do diretor Nelson Baskerville, na travesti Gabriela, em plena ditadura militar brasileira. Aos 30 anos, a protagonista decide enfrentar toda a opressão familiar e mudar-se para a Espanha para viver sua nova identidade de gênero, tornando-se, em pouco tempo, uma figura conhecida na noite europeia.
O elenco conta com Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias.

Luis Antonio – Gabriela, da Cia Mungunzá
Temporada: dias 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de novembro de 2024.
Duas semanas. Sextas às 20h. Sábados e domingos, às 18h
Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia – São Paulo/SP
Ingressos: $100 (inteira), $50 (meia – para estudantes, professores, aposentados e classe teatral)
Bilheteria:Ingressos disponibilizados no Sympla – www.sympla.com.br/teatrodeconteiner
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Capacidade: 80 lugares
- ★★★★ Crítica: Brenda Lee e o Palácio das Princesas é marco histórico trans no teatro
- ★★★★ Crítica: Maio, Antes Que Você me Esqueça traz química de Ilvio Amaral e Maurício Canguçú em drama sensível
- Ana Cañas leva sua Vida Real a Belo Horizonte no Sesc Palladium
- A Praça É Nossa tem 74% mais audiência que a Record e SBT comemora
- O Grande Encontro esquenta Espaço Unimed com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.