Lucinha Araújo recebe famosos em lançamento de livros sobre Cazuza

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Só as mães são felizes, nos ensinou Cazuza. E Lucinha Araújo sabe disso muito bem. Aconteceu recentemente em Maguje, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a festa de pré-lançamento dos livros Meu Lance é Poesia e Protegi teu Nome por Amor, ambos sobre Cazuza, com o primeiro reunindo pesias escritas por ele e o segundo sendo uma fotobiografia organizada por Lucinha Araujo e Ramon Nunes Mello, que estiveram presentes no evento recheado de famosos.
Em Meu Lance é Poesisa, são ao todo 238 poemas, criados entre 1975 e 1989 – dos manuscritos e datiloscritos às famosas canções que marcaram gerações –, entre os quais 27 inéditos encontrados nas pastas de documentos originais do Arquivo Viva Cazuza. Os poemas estão dispostos na ordem cronológica em que foram escritos, proporcionando ao leitor a oportunidade de acompanhar o processo de transformação do poeta e de sua escrita, intimamente ligada à sua trajetória pessoal e profissional.
A publicação aindareúne notas sobre os poemas e depoimentos dos principais parceiros de Cazuza, contextualizando a história da criação dos versos. Além de “Textos críticos” assinados por Eliane Robert Moraes, Italo Moriconi, Silviano Santiago e Augusto Guimaraens Cavalcanti, “Artigos” de Caio Fernando Abreu, Nelson Motta, Karina Buhr e pelo próprio Cazuza (organizado por Ezequiel Neves), e uma seção com principais trabalhos realizados pelo poeta, assim como um caderno de manuscritos e datiloscritos.
Já a fotobiografia Protegi teu nome por amor é a de Cazuza, conta com prefácio assinado por Gilberto Gil e texto de quarta capa por Pedro Bial, a publicação está organizada em sequência cronológica composta por mais 700 imagens, muitas delas inéditas, entre fotos do Acervo Lucinha Araujo, ensaios de fotógrafos profissionais e reprodução da memorabilia de Cazuza, ilustrando toda a trajetória dele.
O livro ainda reúne depoimentos dos principais amigos e parceiros de Cazuza; além de textos escritos por João Araujo, Fernando Gabeira, Caio Fernando Abreu e Zuenir Ventura; “Cronologia do hiv/aids”; e um “Caderno de imagens de 1990 a 2024” – com os principais acontecimentos a partir da criação da Sociedade Viva Cazuza pela força e amor de Lucinha Araujo.
Blog do Arcanjo mostra famosos na festa de pré-lançamento dos livros sobre Cazuza










- FITA abre com A Palavra Que Resta e força do talento de Angra dos Reis
- Rubel e Marina Sena se unem em Carta de Maria
- Miriam Mehler celebra 90 anos com peça Sob o Céu de Paris no Itaú Cultural
- Desmantelo, peça de Jader Janunário, discute racismo e homofobia
- Negritudes tem 12 horas de cinema negro no Canal Brasil
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.