Reag Belas Artes homenageia Marcello Mastroianni e Sophia Loren com mostra de filmes

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Reag Belas Artes, entre os dias 19 a 25 de setembro, celebra uma das duplas mais famosas do cinema, os italianos Marcello Mastroianni e Sophia Loren. Juntos, eles atuaram em nada menos que 13 filmes, que fizeram rir e chorar milhões de pessoas no escuro do cinema.
Separados por uma década, Marcello e Sophia nasceram no mesmo mês, setembro, ele no ano de 1924 e ela em 1934. Portanto, serão celebrados o centenário de nascimento desse inesquecível ator, que nos deixou há 28 anos, ao mesmo tempo em que celebramos os 90 anos de vida da musa maior do cinema de seu país.
Chamada Marcello & Sophia: Ontem, Hoje e Sempre, a mostra reúne sete clássicos que marcaram encontros memoráveis dos dois: A Bela Moleira (1955), deliciosa comédia de Mario Camerini, que conta ainda com a presença de Vittorio De Sica no elenco; Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Matrimônio à Italiana (1964) e Os Girassóis da Rússia (1970), maravilhosa trinca realizada por Vittorio De Sica, o primeiro deles com a antológica sequência do strip-tease de Sophia para Marcello; A Mulher do Padre (1970), de Dino Risi, comédia com a dupla mais afiada do que nunca, em sua oitava parceria na tela; Um Dia Muito Especial (1977), obra-prima de Ettore Scola, que levou Mastroianni a ser indicado ao Oscar pela segunda vez; e Amor e Ciúme (1978), suspense da diretora Lina Wertmüller, com o divo Giancarlo Giannini também no elenco.
Juntos ou separados, os dois artistas são eternos referenciais de talento, charme, beleza, humor e sensualidade. Para conferir todos esses filmes, acesse o site e dquira os ingressos!
- FITA abre com A Palavra Que Resta e força do talento de Angra dos Reis
- Rubel e Marina Sena se unem em Carta de Maria
- Miriam Mehler celebra 90 anos com peça Sob o Céu de Paris no Itaú Cultural
- Desmantelo, peça de Jader Janunário, discute racismo e homofobia
- Negritudes tem 12 horas de cinema negro no Canal Brasil
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.