Livros da Fuvest viram maratona de peças no Teatro Bradesco

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Pensando nos alunos que nem sempre conseguem ler todas as obras indicadas para a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pela seleção de estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades mais renomadas da América Latina, e na aproximação com a plateia que só o teatro é capaz, o ator paulista Jefferson Brito Delgado, mais conhecido pelo nome artístico Jeffé, fundador da Cia de Teatro Letra Jovem, dedicada à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética, concebeu a Maratona Teatral Fuvest 2025, que acontece no dia 15 de setembro, domingo, das 8h às 21h30, no Teatro Bradesco.
Nesse dia, estudantes de estados diversos do País vem a São Paulo para conhecer de perto o enredo dos livros obrigatórios na lista da Fuvest. Após cada apresentação, uma equipe de professores de literatura faz análise das obras encenadas com o público respondendo a questões das duas fases do vestibular.
A literatura acompanha os fluxos comportamentais da sociedade e neles temáticas plurais como exclusão e inclusão, diversidade e conflitos identitários estarão na pauta da prova. O reflexo na literatura, sua compreensão, capacidade de interpretação e análise crítica das obras são habilidades testadas no vestibular.
Programação:
08h – Quincas Borba – Machado de Assis
09:30h – A ilustre casa de Ramires – Eça de Queirós
11h – Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
13h – Show do Drummond – Alguma Poesia
14:30h – Dois irmãos – Milton Hatoum
16h – Romanceiro da inconfidência – Cecília Meireles
17:30h – Os ratos – Dyonélio Machado
19h – Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
20:30h – Água funda – Ruth Guimarães
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
- Novas Diretrizes em Tempos de Paz emociona FITA em Angra e estreia em São Paulo em 31 de outubro
- A.M.I.G.A.S. revela talentos e faz sucesso na FITA em Angra dos Reis
- FITA abre com A Palavra Que Resta e força do talento de Angra dos Reis
- Rubel e Marina Sena se unem em Carta de Maria
- Miriam Mehler celebra 90 anos com peça Sob o Céu de Paris no Itaú Cultural