Rafael Sette Câmara lança elogiado romance na Bienal do Livro de São Paulo: Dos Que Vão Morrer, Aos Mortos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um dos romances mais aclamados deste ano é apresentado na maior feira literária da América Latina. Dos Que Vão Morrer, Aos Mortos, do escritor mineiro Rafael Sette Câmara, tem lançamento na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a partir das 20h, no estande da Editora Urutau no Distrito Anhembi. O livro vem fazendo muito sucesso desde seu lançamento no começo do ano e teve lançamento recente na Academia Mineira de Letras. A obra viralizou no X, antigo Twitter, atingindo quase quatro milhões de pessoas, e se tornou a maior pré-venda da história da editora Urutau, responsável pela publicação.
O romance narra a saga de um jovem jornalista que perdeu a mãe de forma violenta e sem explicação. A partir desta tragédia, precisa começar sua vida adulta, enquanto precisa lidar com o luto e com a falta de respostas. A obra tem 172 páginas e custa R$ 60.
Laura, a personagem principal, está fazendo o almoço quando toca o telefone. Ela atende, deixa as panelas no fogo e sai, e seu corpo é encontrado 36 horas depois, em outra cidade. Essa é a história do meu livro e também a minha maior dor, porque foi assim que perdi minha mãe.”
Rafael Sette Câmara
Escritor e jornalista
Rafael Sette Câmara, que também é jornalista de viagem e publisher do blog 360 Meridianos, usa a capital mineira como pano de fundo de sua história. Pontos de Belo Horizonte como Praça Sete, Rua Sapucaí, Edifício Maletta, Tobogã da Contorno, Pampulha, Savassi e o Cemitério do Bonfim são alguns dos endereços que aparecem no livro. O título da obra, inclusive, remete ao pórtico do mais antigo cemitério da capital: “’Dos que vão morrer, aos mortos’ é a tradução da expressão em latim que está inscrita na entrada do cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte”, conta Sette Câmara.
- ★★★★★ Crítica: A Última Entrevista de Marília Gabriela toca profundamente com embate entre mãe e filho
- Forever Tango traz alma da dança argentina a São Paulo
- Musical lendário, Hair está de volta sob direção de Charles Möeller e Claudio Botelho
- 20ª CineOP reúne 137 profissionais em 34 debates sobre cinema, história, preservação e educação em Ouro Preto
- Maria Bethânia faz turnê de 60 anos de carreira; shows em SP serão no Tokio Marine Hall em outubro
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.