Monstro, com Ricardo Corrêa, discute preconceito e adoção LGBT+ na SP Escola de Teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Cia. Artera de Teatro estreia no dia 6 de setembro, sexta-feira, às 20h30, o espetáculo Monstro. Essa é a primeira vez que a peça faz temporada presencial após circulação exclusivamente digital em 2021 e 2022. A temporada de Monstro acontece na SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt até dia 29 de setembro, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela Sympla.
A peça conta a história de Léo, um professor de natação de uma escola infantil que se candidata a adotar uma criança. Tudo corre bem até que um aluno de sete anos o chama de gay.
Em resposta, o professor decide falar abertamente sobre o que significa ser gay, encorajando uma cultura de aceitação e inclusão entre seus alunos A partir deste incidente, uma série de ataques começam a acontecer. A dramaturgia e interpretação é de Ricardo Corrêa, também responsável pela sonoplastia, enquanto a direção do espetáculo fica por conta de Davi Reis.
Abordar a adoção em sistemas sociais em crise expõe a fragilidade dos direitos conquistados diante de uma onda de intolerância.”
Ricardo Corrêa
dramaturgo e ator
O olhar social transforma este homem em um ser monstruoso, não recomendado à sociedade, e assim o espetáculo lança luz sobre a homofobia profundamente arraigada dentro de nossas sociedades.
Lembrando que a Companhia Artera de Teatro possui o intuito de abarcar diversas dimensões da cena contemporânea, além de ter por meta a encenação de textos com dramaturgias inéditas, direcionando a pesquisa para temas relacionados à questões LGBTQIAPN+, permitindo-se o intercâmbio com outras artes, manifestações e tecnologias.
- Haddad e Borghi: Cantam o Teatro, Livres em Cena chega ao Sesc Consolação em SP após sucesso no Rio
- Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece de 2 a 14 de setembro em SP
- O Casal Mais Sexy da América recebe fortes aplausos a Vera Fischer, Leonardo Franco e Vitor Thiré no Teatro Liberdade
- Dois Papas chega ao Cultura Artística sob fortes aplausos a Celso Frateschi e Zécarlos Machado
- ANCEC estreia Juízo Final no Teatro Commune em noite de homenagens a personalidades da cultura
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.