APTI lança mentoria grátis para produtores culturais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A APTI, Associação de Produtores Teatrais Independentes, acaba de lançar um programa de orientação gratuita para produtores culturais de todo o Brasil que necessitam de consultoria em diversas áreas, como inscrição em editais até os caminhos para apresentação de um projeto no mercado, captação de recursos, divulgação e prestação de contas. A consultoria será focada nas particularidades de cada proposta, e os consultores são membros profissionais de referência no mercado em cada uma das áreas abordadas. Os produtores culturais interessados deverão inscrever seus projetos pelo site https://www.apti.org.br/. Não custa lembrar que a APTI criou o Fundo Marlene Colé para apoiar técnicos e artistas cênicos do Estado de São Paulo durante a pandemia e distribuiu 970 cartões de Vale Refeição e mais de 6,4 mil cestas básicas, beneficiando 7.380 famílias de profissionais da cultura. O Blog do Arcanjo conta quem são os mentores:
André Acioli – Formado como ator, atualmente realiza trabalhos como curador artístico, gestor de equipamentos culturais (Teatro Vivo e Teatro Porto), direção e produção teatral. Desde 2021, está como presidente da APTI.
Dani Angelotti – Diretora da Cubo Produções e vice-presidente da APTI. Além de suas produções em mais de 50 espetáculo teatrais, trabalha com gestão de projetos para outras produtoras, realizando inscrição em Leis de Incentivo à Cultura e editais, coordenação administrativa e prestação de contas. É parecerista e membro de comissão de diversas leis de incentivo e editais no Brasil.
Henrique Benjamin – Diretor da Benjamin Produções, com 13 anos de experiencia, tem como foco divulgar o teatro como agente cultural e informativo, incentivando a cultura nas suas mais diversas formas, levando à cena textos inteligentes e instigantes através de montagens cuidadosas, cercado de profissionais qualificados.
Cenne Gots – Produtora, administradora, gestora financeira e consultora de projetos culturais há mais de 20 anos. Está à frente da MCG Produções desde 2005, trabalhou em mais de 40 projetos culturais realizados com diversas companhias e Instituições culturais. É graduada em ciências econômicas, especializou-se em Leis de Incentivo à Cultura. Por 4 anos foi titular da bancada de artes cênicas da CNIC. Fez parte da diretoria da Cooperativa Paulista de Teatro e da Associação dos Produtores Teatrais Independentes.
Sonia Kavantan – Produtora Cultural, Socióloga e Pedagoga com mais de 35 anos de experiência. É sócia da Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais Ltda e da LS – Gestão e Comunicação Cultural Ltda. Trabalha com consultoria, formação, coordenação, execução, programação e produção cultural. Ministra inúmeros cursos, oficinas e palestras sobre incentivos fiscais à cultura e produção. Atua ainda como analista de projetos para a área pública e privada.
Adriana Balsanelli – Graduada em Comunicação Social, atua como assessora de comunicação em projetos focados em cultura/entretenimento. Atualmente é responsável pela assessoria de imprensa do Teatro Porto, possui experiência em gestão de projetos culturais em instituições como; British Council Brasil, Casa das Caldeiras, Sesi-SP, em festivais como; FilteBahia – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias, Phenomena Festival de Cinema, Bienal Sesc de Dança, FIT Rio Preto, e grupos de teatro como; Grupo Tapa, Grupo XIX de Teatro, além de inúmeros espetáculos teatrais.
Claudio Fontana – Ator e produtor teatral. Estreou na Globo em Deus nos Acuda, de Sílvio de Abreu (1992) e logo despontou na emissora. Também esteve em Fera Ferida (1993), As Pupilas do Senhor Reitor (1994), gravou Ciranda de Pedra (2008), entre outros trabalhos. Depois foi para Record e participou de Rei Davi, entre 2011 e 2012. Atualmente tem focado seu trabalho como produtor teatral, além de atuações nos palcos.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.