Carroça de Mamulengos celebra 50 anos de tradição teatral no Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou HELENA SAYURI*
O 34º Festival de Curitiba recebe na Mostra Lucia Camargo um dos maiores patrimônios vivos do teatro popular brasileiro: a companhia “Carroça de Mamulengos”. Direto de Juazeiro do Norte, no Ceará, o grupo apresenta o espetáculo “Histórias de Teatro e Circo – Três Gerações de Arte Brincante”, com sessões marcadas para os dias 1 e 2 de abril, às 20h30, no Teatro Bom Jesus, na capita do Paraná. As apresentações contarão com o recurso de audiodescrição, reforçando o compromisso do festival com a acessibilidade.
A montagem é um marco celebrativo de meio século de trajetória de uma das companhias mais antigas do país. No palco, são três gerações da família Gomide-França atuando juntas, com integrantes com idade entre 6 meses e 70 anos de idade. O espetáculo respira a tradição saltimbanca, transformando o tempo em uma celebração da arte brincante que une teatro, circo, música e bonecos.
Histórias está indicado ao Prêmio Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ 2025) nas categorias de Melhor Direção, Melhor Espetáculo e Melhor Elenco,
Criada em 1977 por Carlos Gomide (Babau) e ampliada com a chegada de Schirley França em 1980, a Carroça de Mamulengos consolidou-se como uma escola de saberes itinerantes. Ao longo de décadas, a família percorreu milhares de quilômetros pelo território nacional, levando suas histórias de vilarejos isolados a grandes centros urbanos.
Para o público do Festival de Curitiba, a vinda da Carroça representa a oportunidade de presenciar uma “escola viva”, onde as tradições mais ancestrais do mamulengo e do circo se aliam a novas possibilidades educativas e artísticas.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Maria Gomide
Direção musical: Beto Lemos
Figurinos e adereços: Isabel Gomide
Bonecos: Carlos Gomide e Antônio Gomide
Cenário: Carroça de Mamulengos
Elenco: Primeira geração: Carlos Gomide, Schirley França. Segunda Geração: Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Idalia Campos de Lucena, Gabriela Nunes, Luiza Silvino. Terceira geração: Iara Gomide, Ana Gomide, Helena Gomide, Naiá Gomide, Liana Gomide, Amari Gomide
Músico: Beto Lemos
Técnico de luz: João Gioia
Técnico de som: Daniel Blackout
Serviço:
Histórias de Teatro e Circo – Três Gerações de Arte Brincante – Mostra Lucia Camargo
Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135)
Data: 1 e 2 de abril
Horário: 20h30
Categoria: Circo e Cultura Popular
Classificação: Livre
Duração: 60 min
34.º Festival de Curitiba
Data: De 30/3 até 12/4 de 2026
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller – Piso L3 (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações do espetáculo.
Descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
*Estudante de Jornalismo da Universidade Positivo sob supervisão de Miguel Arcanjo em parceria com a professora Katia Brembatti.
APOIE o jornalismo independente!
Fazer jornalismo cultural independente, humano e de qualidade é desafiante. Por isso, seu apoio é muito importante, para mantermos a produção de um conteúdo no qual você possa confiar. Você pode contribuir com qualquer quantia que desejar em nossa chave pix: [email protected].
Você também pode contribuir compartilhando nossas matérias, nos seguindo e interagindo em nossas redes sociais. O jornalismo cultural de qualidade e independente agradece!
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2026 | Todos os direitos reservados.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente



