Sandoval Matheus lança em Curitiba o livro O Que Ainda Pode Ser Salvo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Dono de olhar curioso para o mundo ao seu redor, o jornalista e escritor Sandoval Matheus lança o livro O Que Ainda Pode Ser Salvo nesta quinta-feira, 05, na livraria Arte e Letra, em Curitiba. É o primeiro livro de crônicas do autor. Publicadas entre 2019 e 2021, os textos foram reunidos no volume pelo selo Coleção Plural.
Repórter experiente, Sandoval se dedica nos textos a tratar do mundo ao seu redor, “com olhos críticos mas sem perder a ternura jamais”, como enfatiza.
As crônicas podem falar sobre um gato (que está na capa do livro), uma pessoa em situação de rua ou sobre a frase que ele pretende que seja um dia inscrita em sua lápide : “Não atravanque o corredor”.
Com breves menções à sua vida particular, à casa e às pessoas próximas, o jornalista esmiúça com poesia o cotidiano, com uma curiosidade capaz de descobrir fatos surpreendentes. Na crônica sobre o sem teto, por exemplo, ele conta que o sujeito escreveu nada mais nada menos que um dicionário.
Sandoval diz que até hoje não sabe muito bem o que pretendia com os textos. “Nunca parei pra pensar muito a respeito. Quando o prazo bafeja no cangote, a gente só senta, pega o tema que estiver mais à mão e tenta fazer o melhor possível. Não dá pra mudar o mundo com um texto. Talvez a única coisa que eu pretendesse mesmo era não entediar o leitor. Dá um trabalhão, já”, afirma.
A Coleção Plural, uma parceria do Plural com a editora Arte e Letra, tem como objetivo colocar em formato de livro textos que já foram publicados no site do jornal, para que eles ganhem perenidade. O primeiro volume, lançado no ano passado, foi “Às Vezes me Sinto uma Espectadora da Vida Real”, com crônicas de Aline Brandalise.
Lançamento de “O Que Ainda Pode Ser Salvo”, de Sandoval Matheus
Livraria Atre e Letra (Rua Desembargador Motta, 2011, Curitiba, Paraná)
Quinta-feira, dia 5/3/2026, às 19h
Entrada franca
APOIE O BLOG DO ARCANJO!
Fazer jornalismo cultural independente, humano e de qualidade é desafiante. Por isso, seu apoio é muito importante, para mantermos a produção de um conteúdo no qual você possa confiar. Você pode contribuir com qualquer quantia que desejar em nossa chave pix: [email protected].
Você também pode contribuir compartilhando nossas matérias, nos seguindo e interagindo em nossas redes sociais. O jornalismo cultural de qualidade e independente agradece!
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2026 | Todos os direitos reservados.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente



