CURITIBA, por João Schelbauer: Em fevereiro, a cidade respira o Carnaval!

Por JOÃO SCHELBAUER
Especial para o Blog do Arcanjo
De Curitiba
Que nós moramos em um país tropical, que é abençoado por Deus e bonito por natureza, Jorge Ben Jor já nos avisou em seu hino fidedigno. E com a velocidade que está passando o tempo já chegamos em mais um fevereiro, em um fevereiro que tem carnaval. E se tem carnaval, tem Curitiba, tem um fusca e tem, com certeza, um violão.
E se eu quiser fugir do verão, dos bloquinhos de Carnaval e da magia carnavalesca, será que uma boa opção seria a capital mais fria do país?
Se esse é o seu plano, prepare-se para uma surpresa: Curitiba também existe no Carnaval. Aliás, em fevereiro Curitiba respira Carnaval!
A Nossa Sapucaí foi montada Avenida Marechal Deodoro que, nesses dias de festa, se transformou em uma belíssima passarela, recebendo uma programação de tirar o folego.
Reuniu blocos tradicionais, matinês para a criançada e não podemos deixar de falar dos desfiles das escolas de samba, que mostram que o Paraná também tem muito samba no pé.
Os preparativos começaram cedo. Como bons curitibanos, sabemos que aqui as temperaturas podem ser um pouco abaixo do esperado para um Carnaval, por isso começamos a aquecer essa cidade, muitas semanas atrás, tudo isso para garantir que a festa estivesse impecável para os visitantes.
E olha que posso garantir uma coisa, porque eu estava lá: o clima para o carnaval de Curitiba em 2026, é de pura euforia. A cidade está vibrante, cheia de gente disposta a fazer dos dias de folia algo inesquecível.
Dizer que o nosso Largo da Ordem é o nosso Pelourinho pode parecer ousado, mas a energia não deixa mentir. A concentração de cultura, bares e música de qualidade faz do Centro Histórico o coração pulsante da festa. É tanta animação, é tanta caipirinha gelada, é tanta vontade de viver, que a gente até se pergunta: será que não dá para estender a folia até 2027?

*JOÃO SCHELBAUER é jornalista atento ao pulso da cidade, à cultura que ocupa as ruas e às histórias que vivem nas pessoas. Em movimento constante, aprende com o cotidiano, guiado pela curiosidade e pela vontade de comunicar com propósito. Formado pela Universidade Positivo. Escreve mensalmente no Blog do Arcanjo direto de Curitiba, Paraná, onde vive. Siga @joaoschelbauer4
[email protected]
