Ópera do Malandro – Musical estreia sob aplausos de pé no Teatro Renault a espetáculo de Jorge Farjalla

José Loreto, o Max Overseas Navalha, celebra sucesso de Ópera do Malandro – Musical no Teatro Renault © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com fortes aplausos de pé em cena aberta e ovação ao final, Ópera do Malandro – Musical fez disputada sessão VIP no Teatro Renault, em São Paulo, nesta quinta, 29 de janeiro. No Dia da Visibilidade Trans, a atriz Valéria Barcellos fez história e foi o centro do espetáculo e ovacionada, na pele de Geni, a emblemática personagem do clássico espetáculo de Chico Buarque, também autor das canções, agora sob concepção do inventivo diretor Jorge Farjalla.

Valéria Barcellos, a Geni, celebra sucesso de Ópera do Malandro – Musical no Teatro Renault © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

A trama, que transporta a malandragem carioca para um diálogo com o Cais do Valongo e o sincretismo da umbanda, é conduzida por um elenco de fôlego. José Loreto encarna o contraventor Max Overseas Navalha, par de Teresinha, defendida por Carol Costa. Triangula com os dois Amaury Lorenzo como o Delegado Chaves.

Elenco de Ópera do Malandro – Musical é ovacionado no Teatro Renault © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

O espetáculo ainda tem o talento lapidado de Totia Meireles e Ernani Moraes, como Vitória Régia e Duran , enquanto Valéria Barcellos entrega uma Geni visceral, cujo solo arrebatou o público e emocionou a atriz. O espetáculo não apenas revisita a crítica social sobre a corrupção e os jogos de poder, mas a envelopa em uma estética visual rebuscada, barroca e brasileira, apoiada pela direção musical de Gui Leal.

O elenco ainda tem Andrezza Massei – Lucia; Ana Luiza Ferreira – Fichinha; Isaac Belfort – Barrabás; Marya Bravo – Doris Pelanca / Cover Vitória; Larissa Grajauskas – Jussara Pé De Anjo / Cover Teresinha; Marina Mathey – Dorinha Tubão / Cover Geni; Giu Mallen – Shirley Paquete / Cover Fichinha; Carol Botelho – Mimi Bibelô / Cover Lucia; Rafael Machado – General Eletric / Cover Duran; Patrick Amstalden – Johnny Walker / Cover Max; Mateus Ribeiro – Phillip Morris / Cover Barrabás; Paulo Viel – Big Ben / Cover Tigrão; Preta Ferreira – Nega Saliva; Dai Ribeiro – Telma Sanfona; e Dion Seabra – Dealer.

Elenco de Ópera do Malandro – Musical é ovacionado no Teatro Renault © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026
Rodrigo Diullas Sperandio, gerente de Comunicação da regional Sul/Sudeste da Petrobras, celebra sucesso de Ópera do Malandro – Musical no Teatro Renault © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2026

Esta produção de Marco Griesi e Daniela Griesi, da Palco 7 eSolo Produções, e patrocínio da Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, é um aceno à brasilidade, transformando o palco em um terreiro de reflexão e estética apurada.

A Petrobras acredita que a cultura é a energia que transforma a nossa sociedade. A gente tem a honra de voltar a ser a empresa que mais investe em cultura no nosso país. E não é só investir na valorização da nossa identidade, da nossa diversidade, mas também ver a cultura como gerador de empregos diretos e diretos, que fomenta toda uma cadeia econômica. E tudo isso graças ao público. Se não é o público presente, não há o espetáculo. Porque o Brasil é a nossa energia.
Rodrigo Diullas Sperandio
gerente de Comunicação da regional Sul/Sudeste da Petrobras

O musical cumpre temporada no Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411) até 15 de março. Sessões às sextas (21h), sábados (17h e 21h) e domingos (15h e 19h) e ingressos de R$ 25 a R$ 375, disponíveis na bilheteria oficial ou via Tickets For Fun. A classificação é 14 anos.

O Blog do Arcanjo mostra com exclusividade os bastidores da estreia em fotos de Rafa Marques.

Compre seu ingresso para Ópera do Malandro – Musical

Miguel Arcanjo mostra camarim exclusivo de Ópera do Malandro – Musical no Teatro Renault

Miguel Arcanjo mostra quem aplaudiu Ópera do Malandro – Musical no Teatro Renault

Compre seu ingresso para Ópera do Malandro – Musical

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *