Fórum de Tiradentes discute regulamentação do streaming e internacionalização do cinema

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*
O protagonismo recente de produções nacionais em arenas globais, impulsionado por títulos como Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto, são debatidos como marco da internacionalização do cinema brasileiro durante a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 23 a 31 de janeiro na cidade histórica mineira. O evento ainda discute, também no 4º Fórum de Tiradentes, a regulamentação das plataformas de streaming no Brasil.
Marcada para esta terça, a mesa “Internacionalização do Audiovisual Brasileiro: estratégias, desafios e potencialidades”, no Cine-Teatro, tem como objetivo mapear o itinerário das obras brasileiras no exterior. Sob a mediação de Débora Ivanov, o encontro reúne nomes como o produtor Rodrigo Teixeira (RT Features) e representantes da SAV/MinC, Ancine, Apex Brasil e da distribuidora alemã We Are Here, para discutir desde coproduções até a presença em festivais de prestígio.
Paralelamente, as discussões regulatórias dominaram o evento na última segunda-feira (26). A mesa sobre a regulação das plataformas de streaming confrontou as propostas em tramitação no Congresso Nacional. João Brant, secretário da Secom, defendeu um modelo mais imponente para o setor, com taxação de 3% da Condecine-streaming — o que poderia injetar R$ 2 bilhões anuais no setor — além da obrigatoriedade de cotas de 10% para conteúdo nacional independente e uma janela de proteção de nove semanas para as salas de cinema antes da estreia no digital.
Entretanto, o desenho atual enfrenta críticas do setor produtivo. Tiago de Aragão, da API, alertou para os riscos de permitir que as plataformas reinvistam 60% do tributo diretamente, o que, em sua análise, poderia enfraquecer o Fundo Setorial do Audiovisual e aprofundar a concentração de mercado. Reforçando essa preocupação, a produtora Mariza Leão destacou que a aprovação de um marco regulatório equânime é urgente para salvaguardar a diversidade criativa do país diante das incertezas do cenário político.
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.
Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.


