Amuleto leva força do audiovisual da Baixada Fluminense à Mostra de Cinema de Tiradentes

Jards Macalé é entrevistado no documentário Amuleto, destaque na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Divulgação Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes, Minas Gerais*

O longa-metragem “Amuleto”, primeiro documentário dos diretores Heraldo HB e Igor Barradas, será exibido na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes nesta terça-feira, 27 de janeiro, às 18h, no Cine-Teatro. Realizado pelo coletivo Mate Com Angu e pela Circular Filmes, a obra revisita o clássico “O Amuleto de Ogum” (1975), de Nelson Pereira dos Santos, sob a ótica dos trabalhadores e artistas da periferia que viabilizaram a produção original.

Com 93 minutos de duração e distribuição da Filmes do Estação, o filme resgata memórias de figuras emblemáticas como Chico Santos e Erley José. A narrativa evidencia que Duque de Caxias não foi apenas cenário, mas protagonista de um marco do cinema brasileiro. A produção entrelaça entrevistas inéditas, arquivos raros e uma trilha sonora original que conduz o espectador por uma peregrinação sonora envolvente.

Para os diretores, que pesquisam o audiovisual da região há duas décadas, a seleção para Tiradentes ratifica a potência do cinema feito fora do eixo tradicional. Após estrear na Première Brasil do Festival do Rio, o documentário se consolida como um registro histórico definitivo e um manifesto político sobre a resistência cultural na Baixada Fluminense.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo viaja a convite da Universo Produção e se hospeda na pousada Segredo da Serra Guest House.

Acompanhe a Mostra de Cinema de Tiradentes no Blog do Arcanjo!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2025 | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *